DANÇAR EM TEMPO DE GUERRA

EO 2020 LisboaBailado11 a 13 Mar.: 21h, 14 Mar.: 18.30h, 27 Mar.: 21.30hM/65€ a 20€
  • slider
  • slider

Dançar em Tempo de Guerra é um programa que reúne duas obras e coreógrafos de grande referência do século XX, Martha Graham e Kurt Jooss. Em exibição pela Companhia Nacional de Bailado, no Teatro Camões, de 11 a 14 de março, e no Teatro Aveirense, no dia 27.

"Chronicle" e "A Mesa Verde", ambas criadas na década de 30 do século passado, refletem as inquietações dos seus autores sobre a ideia de guerra.

Se Jooss trabalha a partir dos efeitos da I Guerra Mundial, Graham dá uma resposta ao violento crescimento do fascismo na Europa e que iria desencadear na II Guerra Mundial.

Depois de ter sido dançada a última vez na CNB, em 1987, A Mesa Verde regressa aos palcos juntamente com Chronicle, de Martha Graham, coreógrafa que passa a integrar o repertório da Companhia Nacional de Bailado.

No âmbito deste programa, a CNB convida o artista visual André Guedes a conceber uma exposição para o foyer do Teatro Camões, sobre estas obras e o se seu contexto político, social e cultural.

Esta exposição aborda as peças de Martha Graham e Kurt Jooss apresentadas no programa Dançar em Tempo de Guerra como uma folha de sala expandida espacialmente.

Convocando diferentes registos – fotografias, documentos gráficos e escritos – ela associa uma componente descritiva e textual a uma dimensão objetual-escultórica.

O objetivo é contextualizar artisticamente e historicamente estas obras, concebidas quase sincronicamente na década de 30 do século xx, em resposta ao conflito bélico que se adivinhava entre Nações. Presságios de lados opostos do Atlântico. Em exibição no Foyer, de 11 de março até 3 de maio.

Obs.: Existem descontos de 25% para jovens.