AUSTRALOPITECO

EO 2021 LisboaTeatro de Marionetas8, 9 Mai.: 10.30hM/63€
  • slider

Universo Paralelo estreia espetáculo para crianças no Museu da Marioneta. Com texto e encenação de Adriana Melo e curadoria de texto de Alice Vieira, Australopiteco é um espetáculo de teatro que procura refletir sobre a diferença e como reagimos perante a mesma.

“Mãe, aquele menino é diferente”. O menino olha para trás e sorri. “Sim, tenho uma perna um pouco maior que a outra”, pensa ele. “Mas tu também não és igual a mim. O teu cabelo é loiro e eu sou moreno. Os meus olhos são castanhos e os teus são azuis. O meu pai não é o teu”. Envergonhado com aquele olhar, ele pede-lhe desculpa, aflito: “Vamos brincar?”.

O que é ser diferente e como é que reagimos perante a diferença? Neste espetáculo refletimos sobre estas questões. Uma formiga não é um crocodilo, assim como uma nuvem não é um vestido. Uma árvore não é igual a um pássaro e uma montanha não é uma pessoa. Porém, todos têm semelhanças e diferenças. O que nos distingue não nos pode separar. Um arco-íris é feito de várias cores.

Australopiteco, a mais recente criação da companhia Universo Paralelo, destinada ao público infantil. Com uma narrativa que intercala a realidade com a ficção e uma linguagem que se posiciona entre o quotidiano e o poético, o espetáculo explora artisticamente o tema da diferença, procurando suscitar nos mais pequenos a compreensão do outro, a empatia e o altruísmo.

Com interpretação de Beatriz Brito, Clara Franco, David Teixeira e Magnum Soares, Australopiteco é uma produção da Universo Paralelo, em coprodução com a EGEAC, destinada a famílias com crianças a partir dos 6 anos.

Também para escolas.

Fotografia: Helena Melo