PASSAR “7 DIAS COM OS MEDIA” SEM SAIR DE CASA

EO 2020 Atividades em Casa3 a 9 Mai. | Online

De 3 a 9 de maio, uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Desinformação, fake news e cibersegurança são os temas que, pela sua atualidade e relevância, se impõem como tónica desta edição.

O evento começa no dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e tem a duração de uma semana. A Estrelas & Ouriços é parceira desta iniciativa que chega a 2020 de uma maneira diferente - sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19 – mas também com mais importância que nunca: a comunicação social é a janela “lá para fora” de uma sociedade que se encontra fechada.

Tendo em conta o papel central que os media assumem no mundo atual, para um verdadeiro exercício de uma cidadania livre, crítica, responsável e informada é necessário mais educação em relação ao modo como podemos potenciar tudo aquilo que os media possibilitam.

Esta operação promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática), composto em permanência por onze entidades públicas, pretende continuar a promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha no site de atividades e projetos registados pelos participantes.

Este ano com a novidade “Desafios GILM” que pretendem estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos, empresas, instituições e da comunidade em geral.

Aqui, o principal objetivo é incentivar a participação em atividades todos os dias ou só em alguns deles, sozinho ou acompanhado pelos membros da família.

O desafio é desenvolver uma atividade ou projeto, dirigido a um público específico ou mais abrangente, que ajude a mostrar e a refletir sobre o papel dos media e, dessa forma, a acrescentar mais informação e conhecimento sobre os mesmos, gerando uma verdadeiro momento de educação para os media.

E como tem de ser este projeto? Como quiser. Há espaço para a criatividade e para dar asas à imaginação: desde um post ou podcast a jogos, sessões online, vídeos, músicas ou ilustrações, não lhe faltam opções.

O que é mesmo imprescindível é proporcionar um momento de reflexão, critica e de aprendizagem onde o centro são os media. Devido às circunstâncias atuais e ao covid-19, o Grupo sugere trabalhar os temas que se impõe nesta fase: desinformação, fake news e cibersegurança, mas com a possibilidade de trabalhar qualquer outro tema relacionado com os media.

Muitos desafios: ainda vai a tempo de participar!
A operação 7 dias com os media 2020 - sem sair de casa continua em ação. Até sábado, dia 9 de maio, mais novidades vão ser partilhadas. Se quiser participar, mas estiver sem ideias, não há problema! Pode aderir aos desafios que vão sendo propostos no site!

Há propostas para todos os gostos e com diferentes graus de complexidade. É só perceber qual ou quais desafiam mais a participação de cada um de nós. Muitos desafios podem ser feitos em grupo (exemplos: com a família, com colegas, amigos, vizinhos)! Tudo para ficarmos a conhecer um pouco melhor os media que fazem parte do nosso dia a dia e os efeitos que têm na nossa vida!

Para participar basta fazer registo do projeto no portal. Conheça também as redes socias (Facebook e Instagram) do projeto que por estes dias vão estar a borbulhar de informação e desafios.