OFICINAS PARA BRINCAR COM O MAR E A TERRA

EO 2020 LisboaAtividades Pedagógicas e Lúdicas4 Out., 1 Nov., 6 Dez., 3 Jan.: 11hM/46€
  • slider

As obras e os materiais apresentados na exposição "O Mar é a nossa terra" são o ponto de partida para atividades didáticas que confrontam os participantes com os métodos e processos de construção da paisagem.

Os vários temas das oficinas permitem explorar ideias fundamentais da arquitetura – como a estrutura de um edifício, a organização do espaço e do território, as funções e percursos da cidade – mas também modos de representação e conceção do espaço – o desenho, a construção de maquetas.

Após uma conversa inicial, e partindo da exposição "O Mar é a nossa Terra", se desperta a curiosidade dos participantes, desenvolvem-se atividades manuais e experimentais, com recurso à reciclagem de materiais, que permitem exercitar a compreensão do meio construído e ampliar a consciência dos modos de funcionamento do espaço em que habitamos.

Programa:
A Sereia e os Gigantes | 4-10
A partir da leitura encenada do livro A Sereia e os Gigantes, da autoria de Catarina Sobral, descubra dois mundos tão diferentes: o Mar, das ondas, dos peixes e dos navios e a Montanha, das árvores, das casas e das pessoas.

Nesta oficina são explorados os materiais e objetos que fazem parte destes universos, recriando uma praia dentro de um espaço fechado. As crianças arregaçam as mangas e brincam aos construtores de paisagens, descobrem e categorizam o que é típico do mar e o que é típico da terra e interagem com esse novo lugar, que não é terra nem mar, mas sim uma nova linha de costa.
4 out.: 11h

Os Mundos Secretos do Lioz | 6-10
Nesta oficina descubra os segredos que as pedras do chão e das paredes do Centro Cultural de Belém guardam há milhões de anos e aprender que, antes de se transformarem na pedra lioz, o que existia era um ecossistema marinho repleto de organismos vivos.
1 nov.: 11h

Existem Cidades no Fundo do Mar | M/4
Estima-se que, em 2050, dois terços da população mundial viverá na orla costeira, o que implica uma maior pressão humana sobre ecossistemas marinhos tão sensíveis e importantes como os recifes de coral ou as pradarias marinhas.

Embarque com uma equipa de biólogos marinhos neste roteiro pelos principais ecossistemas marinhos da costa portuguesa e conheça os seus habitantes, assim como as suas ameaças e como os proteger!
Conceção e orientação: Ocean Alive
6 dez., 3 jan.: 11h