FINS DE SEMANA COM A CULTURA SANTA CASA

EO 2019 LisboaAtividades Lúdicas e Pedagógicas14 Dez. a 4 Jan.4-140€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Até janeiro, a Cultura Santa Casa apresenta uma programação recheada de atividades para toda a família. Jogos, oficinas, ateliês e workshops fazem parte do programa.

A Igreja, o Museu de São Roque e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado recebem as atividades para os miúdos explorarem os cantos à casa.

Programação:
Se eu fosse… pintor! | 6-12
Se fosse pintor há 550 anos atrás onde arranjaria as tintas e os materiais?

Hoje é fácil e rápido, mas antigamente era mais complicado. Aqui, os participantes vão aprender a fazer as tintas e perceber como os artistas de antigamente conseguiam preencher as suas pinturas de cores e figuras.

No Museu de São Roque, os participantes têm contacto com algumas pinturas do século XVI, XVII e XVIII, conhecendo os seus temas, técnicas e suportes.

Na semana seguinte, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, vão conhecer com as obras mais importantes da sua coleção de pintura, dos séculos XIX e XX.
Local: Museu de São Roque
14 dez.: 10.30h
Local: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
21 dez.: 10.30h
Obs.: Inscrições até dia 13 de dezembro.

Descobrir animais em São Roque | 6-14
Equipados com um caderno de campo, lápis e um mapa do Museu de São Roque, os miúdos vão procurar os animais escondidos nas obras de arte, identificá-los e classificá-los, para perceber melhor onde e como vivem e as suas história e significado nas obras de arte.
15 dez.: 10.30h

Mistérios em São Roque | 6-14
Um código de letras encontrado numa epígrafe de pedra com mais de 500 anos será o início de uma aventura à descoberta da história, dos tesouros e dos espaços mais escondidos de uma igreja única da cidade de Lisboa.
22 dez.: 10.30h

Conhecer o oriente em São Roque | 6-12
O núcleo de Arte Oriental do Museu e a viagem de São Francisco Xavier ao Oriente, representada num conjunto de vinte telas da sacristia da igreja, que servem de mote para trabalhar, através de um jogo de equipa, temas relacionados com a História da Expansão Portuguesa.
21 dez.: 15h

Os Reis Magos em São Roque | 4-10
Um dia, há muito tempo, três reis magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram uma estrela muito bonita no céu e decidiram segui-la.

Viajaram durante muitos dias nos seus camelos até que a estrela parou em cima de uma casa muito pobre. Lá dentro estava um menino chamado Jesus, que tinha acabado de nascer, e os seus pais, Maria e José.

O tema da Epifania é ilustrado em pinturas da Igreja e do Museu de São Roque que servem de base para esta atividade.

Uma tábua pintada do século XVI, exposta no museu, mostra a especial atenção que os pintores dedicavam às ofertas que os Reis Magos entregaram ao Menino Jesus. Os vasos que trazem o ouro, o incenso e a mirra são objetos lavrados nos materiais mais nobres e decorados com ornatos elaborados.

Já na igreja, uma Adoração dos Magos do século XVII, mostra uma formidável galeria de personagens, envolta num cromatismo luminoso e quente.

Partindo destas duas e outras pinturas da Igreja e do Museu de São Roque, os participantes são convidados a conhecer esta história e recontá-la numa oficina de artes plásticas.
4 jan.: 15h

Inscrições: 213 240 869/867/889

Por: Cultura Santa Casa