DOMINGUINHOS CONTINUAM ONLINE ATÉ AO FINAL DO ANO

EO 2020 Atividades OnlineOnline | 1 Nov. a 27 Dez., Dom.: 11hM/40€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Novembro é aquele mês em que já apetece ficar em casa quando a chuva cai lá fora. Dezembro, o último mês do ano que traz a festividade mais aguardado do ano. Como tal, os Dominguinhos continuam online para celebrar estes dois meses, em segurança, online.

É em atmosfera de outono e de inverno que os “Dominguinhos” online de novembro e dezembro te vão convidar a participar em atividades que te continuarão a mostrar como respeitar o ambiente e a reaproveitar imensos materiais que iriam para o lixo.

Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos.

PROGRAMAÇÃO:
Ateliê de Artes Plásticas | Carimbos de cortiça
Neste domingo de outono, as crianças vão participar numa atividade em que reaproveitarão rolhas de cortiça, criando divertidos carimbos. Nas pontas destes serão colados recortes em feltro com formas divertidas. No fim, irão pintar folhas brancas e decorá-las a gosto.
1 nov.: 11h

Hora do Conto | Monstro das cores
Este livro explica as emoções às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. O monstro das cores não sabe o que está a sentir. Tem as emoções numa grande confusão e agora tem de desfazer a embrulhada. Será que consegue pôr ordem na alegria, na tristeza, na raiva, no medo e na calma?
8 nov.: 11h

Ateliê de Educação Ambiental | Alimentador de pássaros
Numa época do ano em que a comida para as aves é escassa, propõe-se a criação com materiais reutilizáveis de um alimentador de pássaros. Serão utilizadas embalagens de pacotes de leite, que serão transformadas em comedouros.
15 nov.: 11h

Ateliê de Ciência | Slime
Pretende-se que os participantes criem o seu próprio slime. Misturando alguns ingredientes que encontramos em casa, como cola branca, corante alimentar, borato de sódio e espuma de barbear, poderão criar uma massa modelável.
22 nov.: 11h

Ateliê de Educação Ambiental | A caixa dos meus brinquedos
Apelando à organização dos brinquedos, pretende-se criar uma caixa para arrumação, com a reutilização de uma lata de leite infantil. Pretende-se que os participantes transformem a caixa, forrando-a com papel de embrulho colorido e com recortes de cartolina EVA que poderão colar para personalizar a sua lata.
29 nov.: 11h

Ateliê de Educação Ambiental | Natureza invade o Natal
Recorrendo a elementos naturais que se encontram nos jardins, pretende-se criar enfeites de Natal ecológicos. Os elementos naturais disponíveis serão galhos e folhas de cipreste, que serão atados com fios de algodão colorido para formar as figuras de Natal tradicionais, como estrela, rena e árvore de Natal.
6 dez.: 11h

Hora do Conto | Ninguém dá prendas ao Pai Natal
Este livro mostra-nos um “mundo às avessas” em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Entram depois em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todos participando numa inédita ceia de Natal.
13 dez.: 11h

Ateliê de Artes Plásticas | Os meus embrulhos ecológicos
Em todos os Natais há tantos presentes embrulhados e tanto papel rasgado para colocar no lixo… Mas este ano o Natal vai ser diferente e mais ecológico. A proposta é reutilizar caixas de cereais e papéis improváveis (como papel de jornal e papel de alumínio) para fazer embrulhos mais sustentáveis. Será, assim, criado um saco único e 100% ecológico, que irá surpreender a família e os amigos.
20 dez.: 11h

Ateliê de Artes Plásticas | Desejos de Ano Novo
Para animar ainda mais o dia da passagem de ano, as crianças são convidadas a criar uma mini pinhata para oferecer à família. Para tal, vão reutilizar materiais que dispõem em casa, como rolos de papel e papéis coloridos, e colocar dentro da pinhata desejos para este Ano Novo. Juntos, em família, irão depois abri-la, puxando as suas fitas e descobrindo quais os desejos que cada um recolheu.
27 dez.: 11h

A programação dos “Dominguinhos” continua a animar as manhãs de domingo das crianças que visitem as páginas de Facebook.