DESAFIOS PASSO-A-PASSO COM A GULBENKIAN

EO 2020 Atividades em CasaOnline
  • slider

A Fundação Calouste Gulbenkian quer continuar a partilhar ideias criativas e artísticas para fazer em casa, sozinho ou em família. Em tempo de desconfinamento os passeios ao ar livre são uma prioridade, mas ainda há tempo de fazer algumas atividades rápidas e simples em casa.

Descubra algumas ideias fáceis, divertidas e que podem ser feitas com os materiais que tiver em casa com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Desenvolvidas tendo em conta os interesses das diferentes faixas etárias, explore estas propostas originais e mantenha toda a família entretida.

No final, não se esqueça de partilhar os resultados desses momentos criativos, através do email ou das redes sociais, usando a hashtags #GulbenkianEmCasa.

Cadavre exquis: as mãos «cá de casa»
O cadavre exquis é um jogo coletivo inventado pelos artistas surrealistas. Neste desafio, as mãos “aí de casa” constroem através do desenho o seu cadavre exquis a partir de uma obra do Museu Gulbenkian.

É obra de arte caseira!
Neste desafio, a ideia é seguir as instruções e usar a criatividade para recriar algumas obras com objetos do dia-a-dia.

Suminagashi e variações
Suminagashi é uma técnica originária do Japão que significa tinta flutuante/a flutuar. E é exatamente esta a proposta: colocar tinta a flutuar, e depois agarrá-la com a folha de papel.

Um laboratório na cozinha
Neste desafio, transforme a cozinha num laboratório e faça tintas de várias cores usando ingredientes que todos temos em casa.

Um autorretrato por dia, não sabes o bem que te fazia
Faça um autorretrato por dia. E não se esqueçam de pôr a data, para mais tarde recordar.

Aguarelário I: começar
Desafios para experimentar diferentes técnicas e processos, descobrir as cores e as muitas misturas de aguarelas.

Aguarelário II: pintar uma árvore
Neste laboratório continue a experimentar diferentes técnicas e processos, mas desta vez a pintar uma árvore.

Sem prego, nem estopa: desafios de equilíbrio e puzzles
Agarre em objetos que tem em casa e que usa no dia a dia: molas da roupa, cápsulas de café, formas pequenas, tampas, clips… e com isso fazer o jogo do equilíbrio e puzzles!

Mais informações: Site

Continue a descobrir com a Gulbenkian:
Arte num minuto com a gulbenkian;
A música continua em casa;
Jazz em agosto na gulbenkian.