CURSOS DE VERÃO À DISTÂNCIA COM O AR.CO

EO 2020 Região de LisboaOficinas Criativas13 a 30 Jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h9-1550€
  • slider
  • slider
  • slider

Os cursos de verão e os ateliês para jovens do Ar.Co constituem oportunidades para a exploração lúdica de capacidades e talentos e para a sensibilização ou introdução a uma ou várias técnicas e áreas disciplinares. Este ano, são dados à distância.

Dadas as circunstâncias atuais, o Ar.Co programou para o verão de 2020 um conjunto de experiências à distância e/ou presenciais, respondendo a todas as recomendações de segurança, em áreas como o desenho, a pintura, a ilustração/B.D., a fotografia, a joalharia, a cerâmica e o cinema/imagem em movimento.

Programa:
Fotografia "O Baú”
Olhar para as fotografias como se fossem baús. Escolher o que lá se guarda e como se olha para as coisas guardadas. Um jogo de encher imagens. Aquilo que um escolhe é fotografado por todos. A primeira fotografia tem apenas uma coisa e a última todas as coisas escolhidas por cada um. No fim o objetivo é conseguir ver como, com coisas parecidas, todos têm fotografias diferentes.

Materiais necessários: Câmara fotográfica digital ou telemóvel com câmara, pequeno espaço onde fotografar como uma mesa ou um canto do chão.
6 a 9 jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h

Ilustração, Desenho e Assemblage: Caixa Viajante
Durante este ateliê os participantes vão construir uma caixa que guardará registos em desenho, ilustração, colagem e assemblage.

Será feita uma apresentação sobre tipos de assemblage (colagem, desenho, objetos) seguida de uma visualização de exemplos de trabalhos de vários artistas modernos e contemporâneos. Segue-se um exercício de composição – uma assemblage a partir de objetos disponíveis em casa e o lançamento de um projeto. Há um acompanhamento personalizado a cada projeto desde o seu início até à sua finalização.

Materiais necessários: necessários: caixa (de sapatos ou semelhante), fita-cola de papel, cola líquida, cola stick, revistas/jornais, cartolina branca (2 folhas A2), lápis ,tinta-da-china, pincel fino, objetos (encontrados em casa), tesoura, vários riscadores (lápis de cor, canetas de feltro, marcadores, etc.)
13 a 16 jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h

Animação/ Stop-motion "O enigma da esfinge"
A partir do conto “O enigma da esfinge” (versão inserida na publicação “Um Conto por Dia” de Gianni Padoan), os alunos vão recriar a sua própria interpretação em formato de filme stop-motion e vão responder a questões como: qual é ação central? Que texturas e cores? Quem são os personagens?
Os participantes são introduzidos a definições e conceitos chave da imagem em movimento, como a ideia de plano, movimento de câmera, frames e enquadramento.

Materiais necessários: plasticina, cartolina, lã, botões, cola, tesoura e alguns objectos que os alunos achem necessários para a composição do seu plano. Aplicação "Stop-Motion Studio
13 a 16 jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h

Desenho e Colagem: O Poema e a sua Imagem
A partir de poemas de diversos autores, é proposto aos alunos criarem uma possível imagem para cada um deles através de jogos de associação livre e relações espontâneas com o texto. No fim terão a oportunidade de organizar os resultados num pequeno livro.

Materiais: Revistas e outras impressões para recortar, tesoura, cola, várias folhas de papel a2, canetas de feltro e outro material à escolha para desenhar.
20 a 23 jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h

Esculturas fotográficas improváveis
Pequenas esculturas criadas a partir de objetos comuns, escolhidos por uns e fotografados por outros. O desafio é pensar em conjuntos improváveis, encontrar maneiras de compor os objetos e fotografar.

Retirados do seu contexto e misturados com outros, o sentido original desses objetos fica alterado. Exemplos de método: fotografar as pequenas esculturas de diferentes perspetivas, para tornar a imagem mais abstrata e distante da sua representação real. A escolha dos objetos e das suas características, como a cor, a luminosidade ou a dimensão são também algumas das ferramentas usadas para construir a fotografia.
27 a 30 jul., 2ª a 5ª: 10.30h-12h

Local: Plataforma Zoom

Preço: 50€

Mais informações e inscrições: Site | Email | 218 801 010