VISITAS TEMÁTICAS PELOS CARTAZES DA ÍNDIA NO MUSEU DO ORIENTE

EO 2021 LisboaAtividades Pedagógicas e Lúdicas8, 15, 22, 29 Mai., 5 Jun.: 11h-11.30hM/144,50€
  • slider

A exposição “A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente” abriu ao público dia 7 de maio, e assinala mais um aniversário do Museu do Oriente. Esta exposição dá a conhecer uma parte fascinante da cultura da Índia. Aos sábados de manhã, o museu organiza visitas temáticas.

Os cartazes da exposição “A Vez das Deusas”, vão abrir um espaço para refletir, discutir, questionar, concordar e discordar, sobre temas como imagem e mensagem; violência, pertença e diferença, e as várias faces do divino. Quem sabe não ajudará a formar opinião?

Conheça o programa paralelo da exposição com visitas temáticas para jovens.

Se é a vez das deusas, porque começamos pelos deuses?
Neste dia fala-se sobre deuses e deusas do panteão hindu: suas relações, atribuições e representações.
8 mai.

E quando as deusas vivem ao nosso lado?
Poderão os cartazes aproximar deuses e homens? Ao olhá-los nos olhos, os devotos creem atrair a atenção dos deuses. E nas relações? Qual a importância que damos aos outros, quando os olhamos nos olhos?
15 mai.

A violência nem sempre se vê!
Neste dia reflete-se sobre os cartazes como meio de transmissão de mensagens importantes. O ponto de partida é a campanha contra a violência doméstica e contra a violência sobre as mulheres, realizada em 2013 pela agência publicitária de Bombaim, Taproot.
22 mai.

Na pele dela…
A visita começa com a apresentação de Yellamma, a Deusa de todos os que, as demais das vezes, são ostracizados. Depois de conhecer a sua história, reflita sobre o preconceito.
29 mai.

Mais do que o género... o ser Humano
Integrando inúmeras divindades, no panteão hindu encontre divindades que representam a própria comunidade. Esta visita concentra-se na história e representação de Bahuchara Mata, a deusa do terceiro género.
5 jun.

Obs.: Lotação máxima permitida para o espaço

Reservas: 213 585 299 | Email