TIM BURTON - AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO EM LISBOA

EO 2020 LisboaExp. TemporáriaAté 4 Out., 3ª a Dom.: 11h-17hM/02€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

A Monstra - Festival de Animação de Lisboa e o Museu da Marioneta apresentam “Tim Burton – As Marionetas de Animação”, uma exposição dedicada ao trabalho de animação do realizador Tim Burton, pela primeira vez em Portugal.

Tim Burton iniciou a sua carreira nos estúdios da Disney como animador e é hoje um dos realizadores mais célebres do mundo, tendo realizado mais de duas dezenas de filmes, quer em imagem real, quer em animação stop-motion e 3D.

Nesta exposição, será possível descobrir marionetas e desenhos originais dos filmes stop-motion de Tim Burton, bem como armaduras, maquetes, adereços, esboços e pesquisas gráficas dos filmes Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

O detalhe vai ao ponto de nos mostrar a filigrana do vestido de Emily, a noiva cadáver alta e esguia que podemos ver ao lado da figura de Victor. Neste espaço expositivo, vai encontrar, assim, diversos elementos invulgares e intrigantes, que fizeram parte dos processos de produção de Tim Burton, conhecido pelos seus universos fantásticos e góticos, que cruzam os imaginários infantil e adulto.

As marionetas patentes na exposição foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders. A colaboração de Tim Burton com estes estúdios começou em 1995, com a construção dos marcianos que compõem parte do elenco de Marte Ataca! (1996); seguiu-se a construção das marionetas de A Noiva Cadáver (2005), a partir dos desenhos originais do realizador e Carlos Grangel.

Obs.: Entrada gratuita até aos 5 anos.