MUSEU E RUÍNAS DO CARMO

EO 2019 LisboaVisita2ª a Sáb.: 10h-18h (out. a Mai.), 10h-19h (jun. a Set.)M/00€ / 4€
  • slider
  • slider

O Museu Arqueológico do Carmo (MAC) incorporou ao longo dos séculos XIX, XX e XXI um conjunto de peças de valor histórico, arqueológico e artístico, numa cronologia muito ampla, contemplando artefactos e obras desde a Pré-História à contemporaneidade.

O espólio do Museu permite conhecer as formas de pensar e sentir dos homens ao longo dos tempos e nas diversas vertentes culturais.

Em 1864, quando o MAC se instalou nas ruínas da antiga igreja do Convento de Santa Maria do Carmo, o objetivo do museu era guardar e expor importantes peças escultóricas procedentes de antigos edifícios arruinados (sobretudo das casas monásticas extintas em 1834), e elementos integrantes do próprio templo, descobertos entre os escombros.

A igreja do Convento de Santa Maria do Carmo foi fundada em 1389 por D. Nuno Álvares Pereira. Esta igreja destacou-se como um dos mais belos templos góticos de Lisboa até ao Terramoto de 1755, que provocou graves danos no edifício e destruiu quase todo o seu recheio religioso-artístico.

As obras de reconstrução, já num estilo neogótico experimental, iniciaram-se em 1756, sendo definitivamente suspensas em 1834, aquando da extinção das ordens religiosas em Portugal, permanecendo as naves e o transepto sem cobertura e as capelas incompletas.

O edifício ainda conserva estruturas e elementos primitivos dos séculos XIV e XV, entre os quais figuram os portais localizados a Ocidente e a Sul e a zona da antiga cabeceira da igreja.

Dia Internacional dos Museus
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, o Museu do Carmo conta com duas atividades no sábado, dia 19 de maio.

Visita Guiada gratuita às Ruínas e ao Museu
19 mai.: 11h

"Qual é Qual?" - Visita-jogo e exploração da coleção do Museu inspirada no jogo do quem é quem | M/6
19 mai.: 11h

Obs.: Entrada gratuita até aos 13 anos.

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Largo do Carmo - Lisboa

Tel: 213 478 629

transportes

Metro: Baixa-Chiado

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

2320 visualizações

Pub
2ª a sáb.: 10h-18h (out. a mai.), 10h-19h (jun. a set.)
Pub