HORTAS DE LISBOA. DA IDADE MÉDIA AO SÉCULO XXI

EO 2021 LisboaExp. TemporáriaAté 12 Dez., 3.ª a Dom.: 10h-18hM/03€
  • slider

Soberania, segurança e sustentabilidade alimentar das cidades. Foi da reflexão sobre estas três ideias que nasceu a exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, que o Museu de Lisboa inaugurou a 22 de outubro. No dia 8 de agosto, às 15.30h, há uma visita orientada.

Entre olhares históricos e contemporâneos, recuamos até à época medieval para descobrir hortas no coração da cidade (Praça da Figueira, Rossio, Martim Moniz). Mas também perspetivamos o futuro através das mais recentes técnicas à nossa disposição para construir e manter uma horta urbana, resiliente e sustentável.

Uma pesquisa etnográfica realizada pelo Museu de Lisboa traz-nos a diversidade de hortelãos da cidade revelando sentidos de pertença, práticas, narrativas e redes de entreajuda que refletem diferentes origens e percursos migratórios.

A forma como a prática hortícola se foi apropriando de espaços públicos e os desafios que se colocam ao abastecimento alimentar das grandes cidades são também temas abordados nesta mostra, produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Uma «biblioteca» de sementes partilhada por alguns dos guardiões da biodiversidade existente nos parques hortícolas municipais de Lisboa encerra a exposição.