DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS: IDEIAS PARA CELEBRAR

EO 2021 Visita e Oficinas15, 16, 18, 22 Mai.M/0Sob Consulta
  • slider

A data especial dedicada aos museus, celebrada a 18 de maio, vai centrar-se nos desafios de recuperação e reinvenção destes equipamentos face à crise provocada pela pandemia de covid-19, segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM).

O sector da cultura foi um dos mais afetados com a pandemia e, os museus, em particular.

Dados mais recentes do ICOM indicam que os museus europeus perderam entre 25% e 75% dos visitantes, com 10% em situação de layoff, enquanto sete em cada dez esperam cortes nos orçamentos nos próximos anos. Mediante esta situação de crise, este ano, no dia 18 de maio, assinala-se a data com o mote da reinvenção e recuperação - “O futuro dos museus: recuperar e imaginar”.

Um convite especial que instiga a todos a procurarem soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que aí vêm. Comemore com estas quatro sugestões de atividades e uma oferta ideal para os miúdos neste dia:

Online | 18 mai.: 18h, 21h
Preparem-se para uma verdadeira viagem no tempo sem sair de casa, onde se descobre uma coleção de caixas de música, pianos mecânicos, autómatos, fonógrafos, gramofones e muitas outras peças de âmbito musical. Uma viagem pelo maravilhoso mundo da música mecânica para toda a família, num museu privado e único em Portugal. Para sentir, sonhar e reviver!

18, 22 mai.
Para assinalar o Dia Internacional dos Museus - 18 de maio - o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia promove duas interessantes atividades, em dias distintos, para toda a família.

15, 16, 18 mai.
Para festejar com muita animação o Dia Internacional dos Museus, o Museu da Marioneta conta com a ajuda da Associação Remédios do Riso para levar alegria, marionetas, palhaços, histórias e sorrisos: no Museu, a surpresa e o riso podem estar à espreita.

15 mai.: 16.30h, 21h
O Museu da Farmácia, em Lisboa e no Porto, vai comemorar, no dia 15 de maio, o Dia Internacional da Família e a Noite Europeia dos Museus com atividades especiais para adultos e crianças através da realização de uma visita guiada noturna ao museu e de uma caça ao tesouro em família.

Booksmile | Autor: Luís Ricardo Duarte
Uma viagem por cinco mil anos de arte! Os segredos das obras mais famosas. De Leonardo da Vinci a Picasso, de Botticelli a Amadeo de Souza Cardoso, entre muitos outros, a arte está cheia de obras de artistas geniais que têm maravilhado o mundo ao longo dos séculos. Mas como nasceu a arte?
Nas livrarias a 17 de maio

ATIVIDADES ESPALHADAS PELO PAÍS
Por todo o país o Dia Internacional dos Museus será celebrado e no site do Património Cultural pode encontrar as centenas de atividades que vão ser realizadas, no âmbito do tema - “Futuro, Recuperar e Reimaginar”. Nos próximos dias pode encontrar desafios como: Mitos Online, no Museu Nacional dos Coches, “Bom dia Cerâmica”, no Museu de José Malhoa, Caldas da Rainha, Documentários e filmes, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal e muito mais.