DE VISITA AO MUSEU DE MOURA

EO 2019 MouraExp. Permanente3ª a 6ª: 9h-12.30h, 14h-17.30hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O espólio do Museu Municipal é eminentemente arqueológico, resultante de prospeções arqueológicas levadas a cabo em zonas como o Castelo de Moura.

Data de 1884 a primeira tentativa de criar um museu em Moura, altura em que um grupo de mourenses recolhe espólio arqueológico significativo e manifesta vontade de o preservar e expor ao público.

Este desejo de conservar num espaço visitável os achados arqueológicos do Concelho, foi ao longo dos anos instigado por pessoas como o Dr. Fragoso de Lima ou o Sr. João da Mouca, estudiosos da história local e fervorosos "recoletores" de peças que engrandeciam cada vez mais a coleção já existente. Doações e vários achados ocasionais, têm enriquecido o espólio do museu, cuja coleção provém de todo o Concelho de Moura, o que reflete bem a ocupação humana no Concelho ao longo dos tempos.

São de destacar as peças da Idade do Ferro, a coleção de peças romanas, as lápides islâmicas, as cerâmicas modernas e um espólio de armaria que inclui punhais dos séculos XVI e XVII.

O Museu Municipal de Moura pretende assim aproximar os visitantes dos locais do património e da história de Moura.