DE ESCOLA PRIMÁRIA A MUSEU

EO 2018 VidigueiraExp. Permantente3ª a 6ª: 9h-12.30h, 13.30h-17h, Sáb., Dom.: 10h-12.30h, 13.30h-17hM/02€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

O Museu Municipal de Vidigueira encontra-se instalado no espaço da antiga escola primária Vasco da Gama, recuperada e adaptada a espaço museológico.

O edifício foi construído em finais de século XIX, entre 1880 e 1883, e por aqui passaram cerca de 100 anos de gerações e de história do ensino primário e a infância de quase todas as famílias residentes na Vidigueira, desde 1883 até 1991.

O espaço expositivo organiza-se em dois grandes núcleos independentes, em que primeiro retrata a história do ensino primário no concelho, centrado numa antiga sala de aula e no seu espólio material e documental.

A transição entre os dois núcleos tem lugar num espaço  intermédio que representa a divisão dos mundos masculino e feminino, materializada num contexto em que "a casa era para as mulheres" e o universo masculino desconhecia fronteiras. Neste local, retratam-se alguns aspetos do viver feminino, no espaço doméstico, interior e íntimo, estando representadas algumas profissões do saber exclusivo da mulher.

O mundo e o saber masculinos expõem-se no segundo núcleo, através de ambientes profissionais existentes nas décadas de 30 e seguintes, que mostram em objetos uma sociedade rural ensaiando pequenos passos de industrialização.

Agricultura, comércio local, ofícios e pequena indústria reconstituem em pequenos núcleos, a sociedade vidigueirense da primeira metade do século XX. A coleção e o vasto espólio do museu provêm quase na totalidade de doações particulares e permitem reconstruir a memória etnográfica da população num passado recente e contribuir para a compreensão da história e da cultura local.