CINCO MUSEUS UNIDOS POR “UM MUNDO DE MÁSCARAS”

EO 2020 Exposição OnlineOnline
  • slider

O uso de máscaras está a marcar o ano de 2020. São o rosto visível da maior pandemia vivida pela atual geração em todo o mundo, mas a verdade é que as máscaras sempre fizeram parte da história da Humanidade. O Museu da Farmácia e mais quatro museus portugueses comprovam-no.

No Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio, o Museu da Farmácia inaugura a exposição “Um Mundo de Máscaras”, em parceria com quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.

Esta exposição pretende expor um objeto que ao longo da história, entre o passado e o presente, esteve sempre presente.

Trata-se de uma exposição online temporária, que apresenta mais de 30 máscaras provenientes de diferentes culturas, que pertencem aos cinco museus.

Desde máscaras de rituais a máscaras de proteção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.

A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre o seu significado e interesse histórico.

A exposição será inicialmente lançada online, num site criado especificamente para o efeito e pretende-se que venha a ser apresentada ao público, em formato presencial, ainda durante 2020.

Entretanto acompanhe todas as celebrações do Dia Internacional dos Museus:
- Comemore o Dia dos Museus com a Gulbenkian
- Dia Internacional dos Museus no Maat
- Reabertura com entrada gratuita