À DESCOBERTA DA STREET ART

EO 2019 Exposição ao Ar Livre
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Por vezes, somos surpreendidos por verdadeiras galerias de arte a céu aberto, em que espaços outrora cinzentos e despercebidos pela malha urbana ganham novas cores, mensagens e história. A arte urbana é já uma atração em vários países e Portugal não é exceção. Conheça algumas das obras de artistas portugueses e estrangeiros.

Escultura a outro nível
Aveiro | Vhils
“Scratching the Surface” é um dos projetos de Vhils. Utilizando ácidos e lixívia, Vhils começa a pintar a tela que será “descontruída”. Em seguida, com o uso de martelos, cinzéis e martelos pneumáticos, Vhils esculpe as peças stencil para criar texturas, dimensão e camadas. Foi uma destas obras que nasceu em Aveiro: um rosto deslumbrante, esculpido numa parede em frente à Estação Ferroviária de Aveiro.

Covilhã pelos olhos de um mocho
Covilhã | Bordalo II
Bordallo II deu o nome de “Owl eyes” a sua obra exposta na fachada de um prédio na cidade da Covilhã. O mocho, símbolo de sabedoria e cultura, feito a partir de lixo e sucata, o qual sobressai da parede de uma casa da cidade dos estudantes da beira interior, apela ao investimento no centro histórico local.

Desporto com mais cor no coração de Lisboa
Lisboa | AkaCorleone
O polidesportivo do Campo Mártires da Pátria, em Lisboa, muito utilizado por quem gosta de jogar basquetebol ganhou nova vida e cor com “Balance” - a nova obra de AkaCorleone. O recinto está colorido, com uma pessoa de cada metade do campo que simbolizam cada equipa. Esta obra foi uma iniciativa do Projeto de Arte Pública da Underdogs10, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Arroios.

Galeria de Arte Pública
Loures | Diversos artistas
Situada no Bairro da Quinta do Mocho, em Sacavém, a Galeria de Arte Pública é conhecida pelas pinturas de grandes dimensões, que ocupam as fachadas dos edifícios, desenhadas por artistas nacionais e estrangeiros. Cada uma tem uma mensagem a passar, com temas como: a inclusão social, a igualdade, a diversidade cultural, a união, a amizade e muito mais.

Há arte nas ruas de Entrecampos
Lisboa | Vanessa Teodoro
A artista sul-africana foi convidada pela EMEL para finalizar a intervenção do elevador e do espaço superior da passagem de peões de Entrecampos. Os padrões africanos e a pop art foram uma clara inspiração para Vanessa Teodoro, que optou por utilizar apenas o preto e branco para garantir uma maior harmonia, sem que a peça se tornasse muito cansativa visualmente.

O vendedor de pássaros junto ao Sado
Setúbal | Odeith
“Arte em Toda a Parte”, no centro da cidade de Setúbal, é uma homenagem ao fotógrafo Américo Ribeiro. Aqui, Odeith apresenta um mural de 20 metros com um vendedor de pássaros.

Dom Quixote & Sancho Pança
Porto | Mesk, Fedor e Mots
Este mural concebido pela Circus Network e que juntou Mesk, Fedor e Mots imortaliza as clássicas personagens de Cervantes em tons de castanho e vermelho e com um toque contemporâneo. Fica entre a rua Miguel Bombarda e a rua de Diogo Brandão.

Mural da Trindade
Porto | Hazul Luzah e Mr. Dheo
Este mural tem 250 m2 e tem, de um lado, uma das figuras sem rosto e de traço redondo de Hazul e, do outro, o traço hiper-realista de Mr. Dheo, que desenhou o seu pai com o Porto na mão. A obra fica no Parque de Estacionamento da Trindade, na rua do Alferes Malheiro.

Look at Porto
Porto | Vhils
Na rua de Ancira 6-8, em Miragaia, pode conhecer a primeira obra pública de Vhils no Porto. A Look At Porto convidou o artista a intervir e este apresentou uma obra cujo o olhar observa o centro histórico da cidade.

Empenas cegas
Vila Nova de Gaia | Vários
A Câmara Municipal de Gaia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto dinamizam este projeto urbano. As Empenas Cegas são uma intervenção em várias empenas ao longo da Avenida da República, integrada no programa «Primeira Avenida/Duplo Sentido», realizada por estudantes do metrado em Arte e Design para o Espaço Público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

1622 visualizações

Pub
Pub