VISTACURTA 2020

EO 2020 ViseuFestival de Cinema27 a 31 Out.M/6
  • slider

Este mês, o Cine Clube de Viseu volta a organizar o Vistacurta, com a promessa de alcançar uma programação, em simultâneo, ampla, celebrativa e com sentido crítico.

Este ano, a proposta do festival de cinema de curta-metragens é olhar de uma forma especial para África, com a presença de realizadores Sol de Carvalho, Margarida Cardoso e Billy Woodberry.

O ponto de partida para esta competição não é um pormenor, trata-se de todo o cinema associado à região de Viseu, por um lado, e a produção nacional que interpela a temática da interioridade.

Não pode faltar a música e o capítulo que junta os filmes à música, no Vistacurta. Em parceria com o Teatro Viriato, os destaques nesta edição passam por “A Casa na Praça Trúbnaia”, obra-prima do cinema mudo soviético com banda sonora composta e tocada ao vivo por “Mão Morta Redux”, e “Um Piano afinado pelo Cinema”, com a música original de um lado (a cargo do compositor e pianista Filipe Raposo), e do outro, grandes heróis do cinema mudo, como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Georges Méliès.

Este ano pode contar também uma secção para ver a partir de casa - Mostra Online de Filmes de Viseu.

NOVOS PÚBLICOS
O compromisso com contextos educativos e alternativos é parte indissociável do Vistacurta, com sessões pensadas para despertar a curiosidade e criar uma consciência de debate.

A masterclass de Bruno Caetano e a sessão Num Dia de Vento, Atira-se ao Ar são parte de um programa para as escolas que se completará mais adiante e que segue o plano de abordagem, complementando a experiência de ver filmes com a presença de realizadores e convidados.

Participe de 27 a 31 de outubro, com 29 filmes, 11 curtas em competição, 15 sessões em sala e 2 concertos.

Conheça aqui a programação completa.