MONSTRA - FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA

EO 2021 LisboaFestival de Cinema21 Jul. a 1 Ago.M/01€ a 4,50€
  • slider

O Festival MONSTRA decorrerá de 21 de julho a 1 de agosto, e dentro destas datas, como habitualmente, haverá o Programa MONSTRINHA Pais e Filhos, dedicado às famílias, com sessões de cinema para todas as idades e em vários locais.

É no Dia Nacional da Bélgica, 21 de julho, que a Monstra inicia mais uma edição com a Antestreia portuguesa de "Bigfoot em Família", do estúdio Belga nWave, com a presença do co-realizador Jérémie Degruson.

Será também no Cinema São Jorge, no dia 22 de julho às 20.30h a Cerimónia de Abertura Oficial do Festival. Como já vem sendo habitual, a MONSTRA além de dar as boas vindas a todos, mostra ao Mundo algumas das mais recentes obras de jovens ou experientes criadores da animação.

O Cinema São Jorge regressa com 6 competições, uma grande homenagem ao cinema de animação belga, Masterclasses e Talks, e muitos programas da melhor animação para todas as idades!

A abrir a Competição de Longas Metragens, na segunda feira dia 26, está o mais recente filme de Goro Miyazaki com o estúdio Ghibli e o canal japonês NHK -  "Aya e a Feiticeira". No sábado dia 31, fechando a competição, estará também o muito esperado "Wolfwalkers", a multipremiada produção dos irlandeses Cartoon Saloon para a Apple Tv, que não teve distribuição nos cinemas.

O programa MONSTRINHA Pais e Filhos também já está disponível no site. Destaca-se os inesquecíveis clássicos da Walt Disney "Dumbo" e "Alice no País das Maravilhas" que fazem 80 e 70 anos, respetivamente, que vai ter oportunidade de ver ou rever no Cinema Ideal a 24 e 25 de julho, nas suas versões portuguesas. Nos mesmos dias e na mesma sala, serão exibidas as "re-imaginações " destas histórias e personagens realizadas, mais recentemente mas também para a Disney, por Tim Burton.

A MONSTRA traz a várias salas de Lisboa muita da melhor Animação mundial com programas para todos. Para os melómanos - o ClipAnim; para os mais valentes - o TerrorAnim, para os mais ousados na arte, a Animação Experimental; para os mais "ousados" na vida - o Triple X; para os curiosos da realidade, o Dokanim; para os que olham para o Oriente - o Japão...

ESTÃO AÍ AS EXPOSIÇÕES MONSTRA!
Conheça no Museu da Marioneta a exposição “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, uma produção portuguesa em animação stop motion realizada por Bruno Caetano e produzida pela COLA - Colectivo Audiovisual. Um dos filmes portugueses de animação mais apresentados um pouco por todo o mundo, foi merecedor de variados prémios e distinções.

“Ruas”, “largos” e “fachadas” de uma Lisboa miniaturizada construídas para cenários do filme, espaços interiores e marionetas e adereços, bem como moldes e layouts gráficos, formam esta exposição pedagógica para todos os amantes da animação.

Mais informações e programação completa AQUI.

Obs.: Entrada gratuita nas Sessões Baby Monstrinha