DO ONLINE PARA AS SALAS DE CINEMA DA INVICTA

EO 2021 Porto e NorteFestival29 Abr. a 3 Jun.M/12Sob Consulta
  • slider
  • slider

Depois da edição online em março, o BEAST IFF estende a sua programação às tradicionais salas de cinema do Porto. Até ao momento, estão previstas 16 exibições únicas até 3 junho.

O BEAST IFF agora estende a sua programação às tradicionais salas de cinema do Porto, que sempre o acolheram. Desde 2017, o evento tem funcionado na cidade como um canal complexo de cultura contemporânea da Europa Central e de Leste para o público português.

Em parceria com o Cineclube do Porto, a secção Portuguese Abroad retornará ao programa do festival apresentando o melhor da cinematografia portuguesa fora de Portugal. No âmbito da secção, será exibida a longa "Drvo" (A árvore), do cineasta André Gil Mata, assim como um conjunto de curtas do realizador, artista transdisciplinar e ator Welket Bungué, responsável por representar um novo ponto de vista do cinema português e guineense.

Já a secção V4 Screen, impulsionada pelo projeto Visegrad Film Hub a partir do International Visegrad Fund, contará com uma nova parceria com o International Short Film Festival BRNO16, na República Checa. O fruto desta colaboração será um programa retrospectivo bastante especial, que projetará curtas deste país da Europa de Leste a partir de rolos de filme em formato 16mm.

No que diz respeito às exibições, no dia 29 de abril o Cinema Passos Manuel sediará a sessão de estreia da programação presencial da 4ª edição do BEAST IFF com a longa metragem de abertura do festival, "Ivana The Terrible". O segundo filme da realizadora Ivana Mladenović desafia o espectador com uma narrativa documental que testa os limites entre drama, comédia e não-ficção ao conduzir a protagonista, residente em Bucareste, ao longo de uma visita à sua pequena cidade natal, na Sérvia.

Além de estrear a edição presencial de 2021, o Cinema Passos Manuel também sediará sessões do BEAST IFF todas as quintas-feiras, até o dia 3 de junho. O Espaço Cultural Maus Hábitos também receberá o festival duas vezes – no dia 5 e no dia 12 de maio.

Nesta primeira ocasião, o evento, que será gratuito, exibirá as curtas e médias metragens vencedoras da Competição Oficial do BEAST International Film Festival deste ano. A sala de espetáculos Casa das Artes, por sua vez, sediará as duas sessões do programa Portuguese Abroad, nos dias 6 e 8 de maio.

As salas de cinema da cidade Invicta vão receber também a competição de filmes de curta e média-metragem com narrativas para o público mais jovem, com destaque para dois filmes – “Velocidade de Escape” e “Ouve Pai!”.

Locais a decorrer o evento: Cinema Passos Manuel • Casa das Artes • Espaço Cultural Maus Hábitos • Cinema da Trindade • Café Candelabro • Livraria Térmita Porto.

Mais informações: Site