CINEMA PARA OS MAIS NOVOS NO INDIEJÚNIOR LISBOA

EO 2019 Região de LisboaFestival de Cinema2 a 12 Mai., Sáb., Dom., Fer.3-154€

Longas e curtas, ficção ou documentário, animação clássica ou imagem real são os géneros com que se desenha a programação da secção infanto-juvenil do festival de cinema IndieLisboa.

Com uma programação que pretende estimular novas rotas e formas de formação estético-cultural, o “mini festival” integra mais de 40 filmes pensados para as famílias e para as crianças.

Dividido entre sessões para escolas e sessões para famílias, o IndieJúnior apresenta sessões compostas por curtas metragens inéditas e recentes, provenientes de todo o mundo, programadas por idades: M/3, M/6, M/9, M/12 e M/15. Estes filmes estão em competição e o público que visita o festival tem uma palavra a dizer no fim de cada sessão, votando nos filmes que gosta e contribuindo para a decisão do prémio do público. 

Os filmes de animação, ficção e documentário, são escolhidos criteriosamente, de modo a corresponderem aos interesses, problemáticas e inspirações de cada faixa etária, com o objetivo de estabelecer uma relação de comunicação entre obra e espectador.

As sessões famílias são realizadas especificamente durante os feriados e fins-de-semana e todas incluem apresentação. O seu principal objetivo é unir pais e filhos em torno de uma atividade comum que enriqueça ambas as partes e contribua para o aprofundamento dos laços afetivos. 

A edição deste ano promete mergulhos frescos, arriscados e divertidos para os mais novos e as suas famílias. Os maiores e mais espetaculares acontecerão nas salas de cinema – seja numa piscina feita de papel (como em A Mergulhadora) num monte de nuvens fofas e brancas (como em Papagaio de Papel) ou numa montanha cheia de neve (como em Fora da Pista).

Mergulhos garantidos também na área da música, com o cine-concerto desenvolvido em parceria com a Casa da Música. De um lado a música original, a cargo de três músicos residentes da Serviço Educativo da Casa da Música, António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe). Do outro, filmes de dois dos grandes heróis do cinema mudo: Charlie Chaplin (Easy Street) e Buster Keaton (One Week). A viagem aos primórdios do cinema, acontecerá a 4 de maio, pelas 16h, no Grande Auditório da Culturgest.

Conheça a programação completa aqui e a lista de filmes presentes no festival aqui.

SESSÕES, OFICINAS E PIQUENIQUE NA RELVA!

Além das sessões de cinema, o festival tem várias oficinas que prometem fazer as delícias dos mais novos. Aqui, os miúdos vão aprender mais da arte cinematográfica e ficar a conhecer as suas várias áreas. Há, também, um piquenique na relva com uma sessão especial e a biblioteca Indie.

É no dia  dia 11 de maio, pelas 16h, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, que acontece este magnífico Piquenique, onde crianças, jovens e famílias poderão passar uma tarde a brincar, ouvir música e realizar muitas actividades relacionadas com a programação do IndieJúnior. 

Esta tarde inclui oficinas de modelagem de barro (orientada pelos alunos de cerâmica da Escola Artística António Arroio), oficinas de criação de papagaios de papel (orientada pela Casa Nic e Inês), um espaço de leitura e música ao vivo com o Astrus Duo, composto pelo saxofonista Manuel Teles e pelo percussionista Paulo Amendoeira (Orquestra Metropolitana de Lisboa). 

Melhor do que isto, só mesmo o facto do piquenique acontecer logo a seguir a uma sessão de curtas com locução ao vivo – Algures entre o Céu e a Terra, na Culturgest às 15h. O alinhamento de filmes para a sessão familiar pode ser consultado aqui.


Conheça toda a programação das atividades aqui.

Locais: Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal

Mais informações: Site

Obs.: Existe bilhete família (4 pessoas), 12€. Também para escolas.