TEDXOEIRASED: O FUTURO DA EDUCAÇÃO

EO 2021 CarnaxideEncontro22 Mai.: 9.30h-13.30h12,50€
  • slider

Este evento TEDx é um encontro local onde palestras e apresentações ao vivo do tipo TED são partilhadas com a comunidade de Oeiras. Aqui, educadores, alunos, administradores e outros vão reunir-se para discutir o futuro da educação.

A 22 de maio, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Oeiras, vai juntar um ilustre painel de oradores para uma manhã de debate sobre o importante tema da educação. O encontro é organizado por Patrick Goetz, empreendedor na área da tecnologia e da educação.

Estão confirmados, até ao momento, os seguintes palestrantes:

Inês Guimarães | Youtuber/Aluna
Inês Guimarães tem 22 anos e encontra-se a terminar o Mestrado em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Aos 17 anos, criou um canal no YouTube intitulado “MathGurl”, que conta com 90000 subscritores e 4 milhões de visualizações, partilhando curiosidades, histórias e desafios matemáticos que considera interessantes. Já escreveu dois livros, produziu uma minissérie para a RTP Play e lançou um jogo digital de raciocínio lógico, tudo relacionado com matemática. Recentemente, tornou-se a embaixadora da Associação Ensico, que pretende implementar uma disciplina obrigatória de Computação no Ensino Básico e Secundário, em todas as escolas de Portugal. Acima de tudo, é uma pessoa apaixonada por adquirir e partilhar conhecimento, trabalhando ativamente para que mais gente desenvolva uma relação positiva com a Matemática.

Ivete Azevedo | Empreendedora
O percurso escolar foi como o de quase todas as crianças, umas vezes entusiasmada porque ia para a escola e outras perfeitamente conturbada com os “porquês”, perguntas estas que têm vindo a impulsionar todo o seu percurso pessoal e profissional. Como multiplicar a qualidade de vida, aprendendo ao longo da vida? No momento de decidir entre três paixões (Matemática, Psicologia e Educação Física), optou pela matemática, tendo-se licenciado em 1987 pela Faculdade de Ciências do Porto. Transferi a outra paixão, a Psicologia, para o momento da formação complementar, pelo que em 1997, iniciou a sua intervenção em Inteligência Emocional, após realização de investigação consolidante. Estes interesses conduziram-na a Inglaterra e aos Estados Unidos, onde encontrou parcerias de investigação e ação. Fez o Doutoramento e Pós-Doutoramento, tendo assim competências para aplicar e desenvolver metodologias inovadoras, que juntam duas áreas de elevado potencial: Criatividade e Inteligência Emocional.

Joana Simas | Educador/Tech Coach
Joana Simas, professora de profissão e acima de tudo, de coração! Mestre em Ensino do 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico e especializada em Robótica e Programação no Ensino Básico. Foi finalista do primeiro Global Teacher Prize Portugal e distinguida pela Microsoft, por se ter destacado com a inovação das suas práticas pedagógicas, integrando o currículo com as novas tecnologias. Acredita que o futuro da educação não passa apenas pela tecnologia, mas também pela relação que é estabelecida entre os diferentes agentes educativos e as suas práticas pedagógicas ativas. Apaixonada pelo trabalho que desenvolve diariamente na sala de aula, coordena e inspira as equipas com quem trabalha, para que sejam o rosto da mudança na vida dos nossos alunos!

Marco Neves | Professor
Entusiasta das (novas) tecnologias aplicadas a ambientes de aprendizagem, tais como, AI/ML, Robótica, VR/AR, programação e IOT interessa-se em saber como estas tecnologias poderão apoiar atividades educativas inovadoras e interdisciplinares. Consultor na área das tecnologias educativas. Responsável pelo desenho de projetos e cenários de aprendizagem e de que modo estes podem facilitar a criação de um quadro de competências no âmbito da Transformação Digital. As suas áreas de interesses incluem o impacto da inteligência artificial (IA) na educação, sociedade, cultura e no mundo laboral. Para além de ser Professor Embaixador da Iniciativa Europeana para Portugal, também é Embaixador Scientix, formador de professores para a as tecnologias educativas desde 2002, membro da rede Google Earth Outreach Trainer Network, coordenador do projeto CoderDojo (@Alcanede) e Innovative Educator Expert da Microsoft e formador Cisco CCNA.

Paulo Torcato | Professor
Desde muito cedo na sua carreira de professor sentiu a necessidade de adequar o método de ensino a cada turma de acordo com a diversidade dos alunos e situações. "Alunos diferentes devem ser ensinados de maneira diferente" foi sempre o seu lema. Em 2008 começou a usar a Robótica Educativa, aliada ao Project Based Learning, como estratégia de ensino/aprendizagem no intuito de motivar os alunos, especialmente os que mostravam dificuldades de integração no ensino regular.

Rui Lima | Educador/Gestor de Projeto
Professor eternamente apaixonado pela aprendizagem. Todos aprendemos de formas diferente, com interesses diversos e com objetivos específicos. Aprender é algo pessoal, transmissível, um fenómeno eminentemente social que nos transforma a cada dia. É por isso que sonha com uma Escola ajustada a cada aluno, mas onde todos possam participar, tomar decisões, descobrir talentos e crescer em conjunto. É possível? Devia ser…

Sérgio Félix | Consultor Educação
Com 15 anos de experiência na área da Educação, tem tido uma ligação diária com as escolas. A ligação à escola começou aos seis anos de idade e mantem-se até hoje. Licenciado em Ciências da Educação com especializações em Recursos Humanos e Administração Educacional. É formador certificado de professores. A gestão de projetos em contexto educativa e a inovação pedagógica são as suas áreas de eleição. Acompanha projetos em diferentes escolas e regiões do país. Em 2018 fundou a EDThink, um enorme desafio, mas a confiança de centenas de escolas fazem-nos acreditar que este é o caminho.

Vanessa Neves | Psicóloga Educacional
Totalmente apaixonada pelas questões relativas ao desenvolvimento infanto-juvenil e à educação e formação. Acredita piamente que a sociedade tem lugar e função para todos!

Mais informação: Facebook. Pode adquirir os bilhetes aqui.