PROGRAMA PÓS-PARTO: LISBOA REVELA-SE

EO 2020 LisboaWorkshops 16 Set. e 7 Out.5€
  • slider

Desenvolvido em estreita colaboração com a fisioterapeuta Graça Lucena, que concebeu a ideia, este programa associa a recuperação do parto a uma experiência cultural num palácio setecentista.

Esta é a terceira edição do programa pós-parto – “Lisboa Revela-se” feito a pensar nas recém-mamãs, nos seus bebés e também nos seus papás. O programa decorre no Museu de Lisboa-Palácio Pimenta e nos seus jardins, nos dias 12 agosto, 16 de setembro e 7 de outubro.

As sessões do programa (com dinâmicas próprias), são em grupo e decorrem em ambiente confortável e descontraído, englobando um momento de revelação de histórias da cidade de Lisboa (que o museu encerra) e alguns exercícios e recomendações adequados à recuperação da mãe, cuidados com o bebé e, da família em geral (sem esquecer o pai!)

PROGRAMA:

LISBOA REVELA-SE. ENTRE O ROSSIO E O TERREIRO DO PAÇO | 16 set.: 11h-13.15h

POSTURA E FORMA FÍSICA
Que figuras históricas são homenageadas nas duas principais praças da capital do reino? E que histórias e aventuras estes monumentos encerram? Descobertas a fazer numa breve visita ao Palácio em que as orientações terapêuticas para melhorar e corrigir a postura durante o transporte do seu bebé começa logo na subida da escadaria nobre do Palácio Pimenta.
No jardim, junto à natureza, partilham-se estratégias para evitar as dores nas costas e promover uma postura adequada. A aprendizagem de exercícios simples ajuda a reforçar os músculos, potenciando o bem-estar geral.

LISBOA REVELA-SE. MÃE E FILHA NO TERREIRO DO PAÇO | 7 out.: 11h-13.15h

MASSAGEM E DESENVOLVIMENTO DO BEBÉ
Inspirados numa cena pública representada numa pintura de meados do século XVII e nas figuras históricas que nela se descobrem, a maternidade é pensada em comparação com outros tempos e outras mentalidades. A breve visita à exposição permanente e ao terraço do primeiro piso permite ainda conhecer um pouco mais do Palácio Pimenta e da sua história.

Os laços afetivos entre a mãe (ou o pai) e o bebé serão reforçados através do toque e do contacto visual. A massagem pode ser usada também como terapia para melhorar a função digestiva e respiratória do bebé, contribuindo ainda para o seu desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo.

Destinado a:
Preferencialmente a mães e bebés - após o 1.º mês e até ao 6.º mês. A 2.ª sessão é direcionada exclusivamente para mães.

Material necessário:
Roupa e calçado confortáveis para ambos.

Mais informações:
Inscrições: Formulário | Reserva e Informações: Email

Existe um número limitado de vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição. As restantes inscrições serão colocadas em lista de espera e a sua participação condicionada a desistências.