PARA UM NATAL ESPECIAL…OFEREÇA AFETOS!!!

EO 2019 Opinião | Sónia Gaudêncio, Psicóloga Clínica
  • slider
  • slider

Natal é uma das épocas especiais do ano. Multiplicam-se as festividades, os jantares entre amigos e é a época da reunião da família por excelência. Paira no ar um espírito mais solidário, de interajuda ao próximo, trazendo à flor da pele a sensibilidade e a afetividade das pessoas.


É talvez esta a chamada “magia do Natal” e o verdadeiro espírito natalício, que, independentemente das crenças religiosas de cada um, leva a que a maioria das pessoas sinta necessidade do convívio com os outros, de perdoar e esquecer mágoas antigas e de contribuir para a felicidade de alguém, quanto mais não seja, contribuindo e participando em campanhas solidárias que se multiplicam nesta época.

No entanto, também depressa o Natal se tornou num dos símbolos da sociedade consumista, onde misturado com o espírito natalício de amor e paz, surge a azáfama da compra de presentes. Presentes, presentes e mais presentes que fazem a alegria das crianças (e de alguns adultos também), mas que, se tornam numa sobrecarga no orçamento familiar e em mais uma dor de cabeça, acabando por adulterar o espírito da época e deixar para segundo plano, o que realmente importa: a harmonia familiar, a interajuda, o amor, a amizade.

Assim sendo, deixo algumas sugestões do que pode fazer com os seus filhos para viverem em família, a verdadeira magia do Natal:

1-Envolva-os nas decorações da vossa casa: Enfeitar a árvore de Natal, construir o presépio, colocar as luzinhas podem e devem ser rituais familiares vividos com alegria e emoção.

2-Criem os vossos próprios presentes de Natal para oferecer a familiares e amigos: com um bocadinho de criatividade e imaginação (pode também pesquisar ideias na internet), consegue criar pequenos presentes simbólicos, mas cheios de carinho e amizade e que ainda lhe proporcionam momentos agradáveis em família. As crianças adoram estes momentos e aproveita para lhes ensinar que o importante não é o presente em si, mas a intenção e o simbolismo do mesmo!

3-Aproveitem a época festiva para passear em família: vá com os seus filhos ver as iluminações de Natal e aproveite as inúmeras iniciativas e eventos alusivos à época para passarem momentos bastante divertidos (ex.: visite as Vilas Natal e presépios espalhados um pouco por todo o país, vá ao teatro ou ao cinema ou a um concerto natalício). Aproveite as sugestões da Estrelas & Ouriços!

4-Envolva-se em eventos de solidariedade: escolha com os seus filhos os brinquedos, livros e roupas de que já não precisam ou que não utilizam e entreguem em Instituições de Solidariedade. Participe em campanhas solidárias que conheça.

5-Divirtam-se a cozinhar: crie uma tradição familiar, cozinhando, em família, aquelas iguarias especiais próprias da época ou simplesmente fazendo bolachas com formas natalícias. As crianças vão adorar ser os mini-chefes lá de casa!

6-Reserve um tempo para simplesmente estar com amigos e familiares: pode esquecer os presentes… esteja apenas presente!!!

Talvez possa incluir na sua lista de presentes, estas sugestões e pequenos gestos que apesar de simples possam fazer a diferença e que serão sem dúvida mais valiosos do que qualquer presente caro… beijinhos, abraços, amizade, amor, solidariedade. Ofereçamos sentimentos, personalizemos os nossos presentes e enchamos o nosso coração e dos que nos são próximos com a “magia do Natal”!

Feliz Natal para todos!!!


Sónia Gaudêncio, Psicóloga Clínica e Diretora da ESTIMA +

Mais informações: Email | Facebook