A perspetiva "Mente, Cérebro e Educação" pretende promover o cruzamento das áreas da educação, psicologia e neurociências, focando um objetivo comum: promover melhores aprendizagens, através de um curso online com a duração de 28 horas e preparado para pais, professores e outros profissionais da área da educação.
A investigação recente tem trazido novas informações, úteis na compreensão da forma como as aprendizagens organizam e reconhecem as estruturas cerebrais. O conhecimento mais aprofundado do funcionamento do cérebro permite, a todos aqueles que contribuem para a educação de crianças e jovens, um melhor domínio na identificação, compreensão e construção de estratégias que estimulem a aprendizagem e promovam o potencial de cada indivíduo.
Objetivos gerais do curso online:
- Compreender a visão e objetivos da perspetiva "Mente, Cérebro e Educação"
- Conhecer o funcionamento do cérebro relativamente às funções implicadas nos processos de aprendizagem e do desenvolvimento
- Compreender os impactos do conhecimento de como o cérebro aprende na ação dos agentes educativos
Metodologias:
O curso online terá a duração de 28 horas, com 21 horas síncronas e 7 assíncronas e uma perspetiva teórico prática: construção/planeamento de ferramentas e estratégias educativas que apliquem os conceitos apreendidos.
As sessões síncronas decorrerão através da plataforma zoom.
- Uma hora antes de cada sessão síncrona, com visualização de vídeos com a fundamentação teórica dos conceitos e realização de pequenas tarefas e quizzes;
- Todos os participantes receberão um certificado de participação, caso frequentem 85% das horas do curso;
- Conteúdos e calendarização das sessões síncronas;
10 abr.: 10h-13h
Módulo 1
- Perspetiva "Mente, Cérebro e Educação": origem e objetivos;
- Os neuromitos;
Módulo 2
- Neuroplasticidade e janelas de oportunidade
- Alguns pilares na aprendizagem: vinculação, imitação e curiosidade;
17 abr.: 10h-13h
Módulo 3
Funções neuropsicológicas essenciais aos processos de aprendizagem;
Unidade 1:
- Funcionamento neuropsicológico e estratégias promotoras da atenção;
24 abr.: 10h-13h
Unidade 2:
- O cérebro emocional: autorregulação comportamental e das aprendizagens;
1 mai.: 10h-13h
Unidade 3:
- Funcionamento neuropsicológico e estratégias facilitadoras das memórias;
Unidade 4:
- O sono e as aprendizagens
8 mai.: 10h-13h
Unidade 5:
- Funcionamento neuropsicológico e estratégias de desenvolvimento das funções executivas;
15 mai.: 10h-13h
Módulo 4
O cérebro na adolescência
Unidade1:
- Características neuropsicológicas do cérebro na adolescência
Unidade 2:
Sono, pares, riscos
Unidade 3:
- Estratégias de promoção de espirais de comportamento positivo no contexto familiar, escolar e grupo de pares;
22 mai.: 10h-13h
Módulo 5:
Neurociências e práticas inclusivas
Unidade 1:
- Facilitadores e obstáculos à aprendizagem
Unidade 2:
- Desenho Universal para a Aprendizagem: conceitos e aplicações práticas. Exemplos práticos.
Formadora:
Mónica Lemos, psicóloga clínica, com experiência de intervenção em contexto clínico e escolar. Mestre em Psicologia da Educação.
Público alvo: professores, educadores, técnicos (psicólogos, terapeutas)
Mais informações: Formulário | Email