CRESCER COM DISCIPLINA POSITIVA

EO 2020 LisboaFormação22 Fev., 14 e 21 Mar.: 10h-12h35€
  • slider

Dirigido a pais, educadores, professores, auxiliares e todos aqueles que no dia a dia lidam com crianças, o programa “Crescer com Disciplina Positiva” pretende, através de partilhas de conhecimentos e experiências, bem como de dinâmicas vivenciais, dar a conhecer esta abordagem educativa.

Se procura uma prática educativa baseada no respeito mútuo, empatia, cooperação e na promoção de competências socio-emocionais nas crianças, o programa “Crescer com Disciplina Positiva”, pode ser uma opção de formação para si.

Dinamizado por Liliana Ferreira, educadora parental de Disciplina Positiva, certificada pela Positive Discipline Association (EUA), ao longo das três sessões os participantes vão:

- Compreender o papel do estilo parental que cada pessoa adota e impacto na relação com crianças;
- Aprender a desmistificar as causas por detrás dos maus comportamentos;
- Descobrir como ensinar as competências socio-emocionais que permitirão as crianças de hoje tornarem-se os adultos bem-sucedidos de amanhã;
- Aliar firmeza e gentileza na relação e comunicação com as crianças, promovendo o respeito mútuo, através de ferramentas práticas que facilitarão uma cooperação espontânea e motivada;
- Explorar práticas de encorajamento e motivação, ‘sentido’ também o impacto de práticas comuns que incentivam ao desinteresse e desmotivação das crianças e jovens;
- Refletir sobre a importância do autocuidado para bem cuidar.

Esta abordagem tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes, por via de relações e interações assentes na firmeza e gentileza, respeito mútuo e cooperação, a tornarem-se, a curto e longo prazo, responsáveis, autónomos, resilientes e respeitosos para consigo próprios e com os outros, sem necessidade de se recorrer a métodos punitivos ou recompensas.

Com base nos ensinamentos e nas práticas da Disciplina Positiva, pais e educadores promovem uma educação e interação que a todo o momento procura potenciar o treino de competências sócio-emocionais nas crianças - com os pais e educadores figurarem como modelos dessas mesmas competências. Em simultâneo, esta prática ajuda as crianças a focarem-se na resolução de problemas e a desenvolverem uma autoimagem positiva, um forte sentimento de pertença e crença nas suas capacidades e uma autoestima saudável, logo desde a primeira infância.

Calendário do ciclo de formações:
22 fev.: 10h-12h
14 mar.: 10h-12h
21 mar.: 10h-12h

Inscrições (até 14 de fevereiro): Site

Por: Nucliforma e Emoções à Flor da Mente