CENTRO INTERNET SEGURA – GUIA PARA A “PARENTALIDADE DIGITAL”

EO 2019 Todo o PaísOnline
  • slider

Coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Centro Internet Segura tem como missão promover uma utilização consciente da Internet, através de vários recursos.

O Projeto Internet Segura tem como principais objetivos, o combate a conteúdos ilegais, a minimização dos efeitos de conteúdos ilegais e lesivos nos cidadãos, a promoção de uma utilização segura da Internet e a consciencialização da sociedade para os riscos associados à utilização da Internet.

Para isso recorre a vários recursos como atividades e workshops e outras ferramentas.

Neste regresso às aulas há uma novidade para motivar os pais a realizarem o acompanhamento “online” e do mundo digital dos filhos, através de um guia de “Parentalidade Digital: dicas para pais com filhos até aos 8 anos de idade”.

De entre os vários recursos destaca-se também a Linha Internet Segura (800 219 090/ Email) e a Linha Aberta que tem como objetivo prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial a crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso da tecnologia.

O Centro Internet Segura é constituído por um consórcio, do qual fazem parte a DGE - Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação Altice, a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Microsoft Portugal.