A TRABALHAR EM CASA COM CRIANÇAS - 4 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO

EO 2020 Trabalhar em Casa
  • slider

São várias as mudanças no estilo de vida atual, com as medidas de prevenção contra a COVID-19, entre elas a adaptação do teletrabalho com crianças em casa. Quem tem filhos tem de pensar em diferentes formas de adaptar a sua rotina, para tal ficam aqui quatro dicas essenciais para continuar a ser produtivo.

Trabalhar e ser produtivo são duas questões, completamente diferentes, diariamente procuramos realizar tarefas que sejam frutíferas para as nossas empresas e não apenas “trabalhar por trabalhar” e concluir os objetivos. Assim, a pensar na necessidade que os pais que estão a trabalhar remotamente têm em manter a sua produtividade, mesmo com as crianças em casa, destacamos estas quatro dicas essenciais.

1 – Marque na agenda os momentos mais calmos
Para as crianças que estão acostumadas a ter uma rotina definida durante a semana com a escola ou a creche, ficar em casa o dia todo será um desafio. Uma ótima ideia para esta nova rotina é programar tempos livres para os pais, com sestas e atividades lideradas pelas próprias crianças, neste caso também é interessante aproveitar as plataformas de streaming, quando necessário.

- Se os seus filhos ainda fazem as sestas, aproveite estes tempos mais calmos para atender as chamadas ou acompanhar o email. Se as crianças já são mais crescidas e as sestas já são opcionais, marque um horário em que elas ficarão em silêncio no quarto, a relaxar, a ouvir um audiolivro, ou a fazer alguns trabalhos da escola ou atividades mais pedagógicas, exercícios de português, matemática, etc.

- Prepare atividades que incentivem a criatividade, pensar em uma atividade pela manhã, rende aos pais uma hora ou mais de foco no trabalho.

- Por fim, pode ser necessário ligar a televisão para que eles assistam um episódio da “Patrulha Pata” ou da “Porquinha Peppa”, assim pode obter pelo menos 30 minutos ininterruptos para trabalhar enquanto os filhos assistem um programa.

2- Comunicar e priorizar
É importante informar aos colegas de equipa sobre qual será o melhor horário para agendar chamadas e reuniões de forma a conseguir gerir melhor o seu dia, com as crianças. Talvez seja durante a sesta, ou logo pela manhã, quando o seu filho está a assistir os bonecos animados.
Quando os colegas também têm filhos, o ideal é encontrar momentos em que todos possam entender que faça sentido realizar uma reunião ou conversar.

- Um canal de comunicação mais informal e que não depende de resposta instantânea, como aplicações de mensagens e email, pode ser a melhor escolha para contactar a equipa.

- Ser realista e ter em mente que ninguém está com o máximo de produtividade na situação atual.

- Priorize o que é preciso ser feito em casa e o que precisa ser feito no trabalho, por exemplo, se as crianças precisam de gastar um pouco de energia ao ar livre e os pais, entregar uma apresentação de trabalho num curto prazo de tempo, ambas as atividades não são negociáveis, porém, para lavar as roupas, no entanto, é possível esperar mais um dia.

3 – Criar um plano para quando precisar de ajuda
Se toda a família está a trabalhar em casa, é importante programar momentos de uma ou duas horas por dia para que cada um possa ter tempo disponível para realizar algum trabalho. Crie uma rotina, deixando claro quem estará responsável pelos filhos em cada momento.

- Se os outros membros da família ou filhos maiores estejam disponíveis também podem ajudar por algumas horas para levar as crianças a apanha um ar na varanda, ou brincar na sala da família enquanto os pais participam de uma reunião ou ligação importante.

4 – Invista nas tecnologias
Vai precisar de mais paciência e de lembrar-se que todos estão a adaptar-se.

- Utilize ferramentas confiáveis de comunicação, colaboração e acesso remoto.

- Procure encontrar as aplicações mais adequadas para uma comunicação mais prática e adequada ao seu tipo de trabalho.

- A rapidez, eficácia, flexibilidade, usabilidade e até a clara comunicação destas ferramentas é um critério muito importante.

Bom trabalho, quanto mais distantes estivermos neste momento, mais cedo nos vamos abraçar.