REGRESSO ÀS AULAS COM VIAGENS SEGURAS E DIVERTIDAS

EO 2018 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider
  • slider
  • slider

As férias já lá vão. Os dias e até as semanas voltaram a tornar-se terreno fértil para a monotonia. Todos os dias começam sempre de forma intensa com os pequenos-almoços, a preparação das coisas da escola e um clássico: a viagem de carro até à escola. Contudo, esta última parte pode ser muito mais divertida.

Se é daquelas pessoas que não se conforma com a mediania, tem que experimentar a última geração do sucesso de vendas da Ford, mais segura, tecnológica e espaçosa que nunca.

Já ouviu falar do novo Focus? Seguramente que sim, mas uma coisa é vê-lo, outra é senti-lo. Estamos em crer que esse momento chegará brevemente, mas antes vamos explicar-lhe por que é que este modelo – a última geração de uma saga mítica já com 20 anos de história – lhe pode alegrar o dia a dia.

Para começar, viajemos até ao coração do novo Focus, o primeiro veículo desenvolvido com base na nova plataforma C2. Com este modelo, a Ford inaugura uma nova etapa no segmento médio que supera os modelos anteriores em termos de espaço interior, segurança passiva, aerodinâmica e consumo. Por isso, com o novo Focus, o seu trajeto de ida e volta da escola, por exemplo, será mais cómodo, seguro e económico.

Um espaço criado para viver

Outra das grandes novidades do novo Focus é a aplicação do conceito “human centric”, que explora o espaço interior para proporcionar uma experiência de condução excecional. Tal traduz-se numa maior amplitude e qualidade percecionadas, graças à utilização de linhas simples e materiais expressivos. Além disso, os materiais variam segundo a versão (efeito de madeira e couro na Vignale, efeito de fibra de carbono e costuras a vermelho na ST-Line e texturas mais robustas na Active).

Por outro lado, tanto os passageiros dianteiros como os traseiros beneficiam da maior distância entre eixos do novo Focus, algo que se nota tanto ao nível dos ombros como dos joelhos. De facto, o espaço ao nível dos joelhos cresceu 50 mm face ao Focus anterior, tendo agora um total de 81 mm – o melhor da sua classe.

A tecnologia a nosso favor

A tecnologia deixou de ser uma mera aspiração para os clientes da Ford. O novo Focus é mais tecnológico do que nunca, graças a uma panóplia de sistemas que oferecem uma experiência de condução única, caracterizada por sofisticados assistentes de condução e uma segurança ativa sem paralelo neste segmento. Imagine um carro que vem equipado de série com controlo automático de velocidade adaptativo com função Stop & GO, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de alerta de mudança de faixa, assistência ao estacionamento, assistente de manobras evasivas, faróis adaptativos com função preditiva… Passe da imaginação à realidade e integre todas estas ajudas nas suas viagens diárias.

Além disso, estará totalmente conectado à estrada, ao ambiente envolvente e ao resto do mundo graças à tecnologia de modem integrado FordPass Connect, que converte o veículo num ponto Wi-Fi móvel com capacidade para 10 dispositivos em simultâneo. A tecnologia FordPass Connect disponibiliza uma ampla gama de funcionalidades através da aplicação FordPass. Por seu turno, com o nosso smartphone podemos ligar-nos por Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, utilizando os comandos de voz ou através do ecrã tátil de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

No novo Focus, não poderia faltar a melhor música em grande estilo. Pode transformar um momento familiar rotineiro em algo muito especial graças ao sistema de som B&O PLAY, com 675 W e 10 colunas, incluindo um subwoofer de 140 milímetros montado na mala e uma coluna de frequências médias no centro do tablier que foi especificamente calibrada para o novo Focus.

O efeito Focus

Não é preciso emitir qualquer som para que as pessoas contemplem com admiração o novo Focus, um modelo facilmente identificável apesar das alterações estéticas de base. Graças a um aprofundado estudo aerodinâmico, o novo Focus revela uma silhueta mais luxuosa, desportiva, elegante e robusta. Destaque para a grelha ativa ou a carenagem na zona do túnel central, assim como para os grupos óticos mais alongados e chamativos.

Uma das alterações mais visíveis é o já referido aumento da distância entre eixos, que permite montar pneus com um maior diâmetro e posicionar as rodas num plano mais elevado face à superfície da carroçaria. Como resultado, o novo Focus parece mais “poderoso”.

Qual é o modelo ideal para si?

Não existe apenas um novo Focus, mas sim uma gama que inclui versões à medida de cada pessoa ou família. Nesse sentido, a Ford apresenta diferentes configurações para as versões Vignale, ST-Line, Active, Business ou Titanium do novo Focus.

Além disso, é alargada a paleta de cores do novo Focus com 13 tonalidades distintas, pelo que há opções de sobra para que toda a família chegue a acordo sobre a cor desejada entre nomes tão sugestivos como Laranja Glow, Azul Desert Island ou Dark Mulberry.

A gama de motores do novo Focus conta com vários níveis de potência, desde uma versão ainda mais otimizada do multigalardoado motor Ford EcoBoost 1.0 com 100 ou 125 CV de potência, até um novo motor EcoBoost 1.5 com 150 CV. As opções a diesel são o motor TDCi de 1.5 litros e 120 CV e o TDCi 2.0 de 150 CV. Como não poderia deixar de ser, todas as motorizações cumprem as mais recentes e exigentes normas de controlo de emissões Euro 6, calculadas com base no novo método de medição de consumo WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure).

Já sabe que o ano letivo é comprido e pode tornar-se pesado. A rotina invade e condiciona a nossa vida. Contudo, está nas suas mãos fazer com que o dia a dia seja mais divertido para si e para os seus. Já sabe como.

Consulte as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para passeios em família.