OS PRIMEIROS DIAS DO RECÉM-NASCIDO

EO 2019 Saúde a 4 Mãos | Opinião | Fonte: Farmácias Portuguesas
  • slider
  • slider

Quando um bebé nasce, os pais ficam alerta. Nada mais natural. O pediatra Hugo Rodrigues e a farmacêutica Isabel Jacinto recomendam o que fazer (e não fazer) para que o bebé se desenvolva em harmonia nestes delicados primeiros dias de vida. E para que toda a família fique tranquila.

POR HUGO RODRIGUES
Médico Pediatra

A altura mais crítica na vida de qualquer ser humano é o primeiro mês. É um período em que as defesas ainda não estão completamente desenvolvidas, tal como a maior parte das funções do organismo. Por esse motivo, é importante ter alguns cuidados para que tudo corra da melhor maneira possível. Aqui ficam alguns conselhos a reter:

• Banho
Não precisa ser diariamente, mas também não é ‘criminoso’ fazê-lo. Na verdade, a pele dos recém-nascidos é mais sensível do que a dos adultos, por isso faz sentido evitar tudo o que a possa lesar.
Além disso, no primeiro mês a maior parte dos bebés não gosta muito do banho. Acaba por ser um momento de choro e stresse para os pais, pelo que pode ser mais sensato fazê-lo em dias alternados.

• Roupa
A maior parte dos pais tem dificuldade em saber como vestir os filhos enquanto são bebés. O medo de poderem ter frio sobrepõe-se muitas vezes ao bom-senso, e não é raro ver situações em que têm demasiada roupa. Uma regra prática é a de vestir o seu filho com mais uma peça de roupa do que as que você vai vestir nesse dia. E depois vai ajustando consoante o comportamento dele.

• Visitas
Este é um tema polémico, porque geralmente os familiares e amigos gostam de visitar os bebés quando nascem. No entanto, muita confusão pode ser prejudicial para o recém-nascido (e também para os pais). Deve evitar grandes aglomerados nesta primeira fase. Além do mais, o contacto com muita gente acarreta sempre algum risco de contágio, o que pode ser perigoso nesta fase mais vulnerável.

• Saídas à rua
Mais um tema polémico… É verdade que as defesas dos recém-nascidos são muito imaturas, pelo que tem de se ter alguns cuidados redobrados. No entanto, não é necessário que o primeiro mês de vida seja uma prisão para pais e bebés. Se estiver bom tempo, pode perfeitamente dar uns passeios no exterior, salvaguardando apenas o cuidado de ajustar a roupa que lhe veste às condições atmosféricas. E, claro, passear ao ar livre é sempre melhor opção do que os espaços fechados!

POR ISABEL JACINTO
Farmacêutica

Entrar em casa com um bebé é um momento único, que significa também grandes mudanças, podendo surgir dúvidas sobre a melhor forma de cuidar do novo elemento da família. Nos primeiros dias de vida, as principais atividades do bebé são comer e dormir. É crucial garantir-lhe uma amamentação eficaz e um sono tranquilo.

• A amamentação, além de fornecer todos os nutrientes, contribui também para o desenvolvimento emocional do bebé, pelo forte laço com a mãe. Nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo quando se trata do primeiro filho. Contudo, algumas dicas e acessórios podem ajudar.
- Se tiver dificuldade em encontrar uma posição cómoda para amamentar pode utilizar uma almofada de amamentação para maior conforto.
- Para facilitar o processo, utilize um sutiã próprio para amamentação, com abertura fácil na copa.
- Para os mamilos gretados existem várias soluções, tanto para prevenir como para aliviar o desconforto – protetores de mamilo, pomadas ou cremes regeneradores, almofadas em hidrogel ou mamilos de silicone.
- Para ajudar a cicatrizar a pele na zona dos mamilos pode expor, sempre que possível, as mamas ao ar. Experimente ainda, entre cada mamada, colocar algumas gotas de leite materno sobre o mamilo e auréola.
- Se tiver de se ausentar, pode utilizar uma bomba extratora de leite para posterior armazenamento do leite.

• Quanto ao sono, os bebés normalmente dormem muito tempo (podendo chegar a 18 horas por dia), mas em curtos períodos (de três a quatro horas) e não distinguem o dia da noite. Cada bebé tem o seu padrão de sono, dependendo do seu temperamento e do ambiente que o envolve. Enquanto dorme, o bebé cresce e desenvolve-se, sendo por isso importante respeitar o ritmo de sono. Para garantir um sono tranquilo, a temperatura ambiente deve estar entre os 18 e os 20º C e deve-se criar uma rotina para ajudar o bebé a perceber que está na hora de dormir.

• Os primeiros dias de um bebé em casa são de adaptação, mas podem ser vividos e aproveitados da melhor maneira possível. Não tenha receio de errar e pedir ajuda.


Com o apoio: