OS MELHORES PLANOS SOBRE RODAS PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

EO 2018 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider
  • slider

Escolher o veículo certo é essencial para que uma viagem com crianças com necessidades específicas decorra com normalidade. Sugerimos-lhe alguns programas para desfrutar de tempo em família e ter tudo sob controlo ao volante.

Na estrada, não há desculpas para não garantir a nossa segurança e a dos mais pequenos. Por isso, é imprescindível a utilização dos sistemas de retenção infantil mais adequados ao peso, à idade, ao desenvolvimento e às necessidades de todos os ocupantes do veículo. Ainda que isto pareça evidente, recentemente a Direção-Geral de Trânsito espanhola realizou uma campanha de sensibilização para a utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção. Nos 40 mil veículos controlados, constatou-se que 2631 pessoas não tinham posto nenhum destes sistemas; mas o dado mais revelador é que 161 eram casos de menores, com uma altura igual ou inferior a 135 cm, que estavam sem cadeira. Não importa a distância do trajeto: a utilização dos cintos de segurança e das cadeiras para as crianças é obrigatória.

Algumas crianças requerem uma maior atenção, devido às suas condições físicas ou psicológicas, entre as quais, paralisia cerebral, problemas da medula, mobilidade limitada ou osteogénese imperfeita. De referir que não se tratam de casos pontuais. De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo que têm algum tipo de deficiência e muitas são crianças, pelo que a utilização dos sistemas de retenção infantil também não deveria ser um caso isolado.

Além disso, é importante escolher um veículo que ofereça as opções adequadas para que todos viagem com conforto, segurança e instalados no seu sítio. A gama Tourneo da Ford é espaçosa, flexível e a sua modularidade facilita a mobilidade dos ocupantes no interior. Mais especificamente, os bancos traseiros da Tourneo Courier com rebatimento 60/40, podem dobrar-se para a frente. No caso da Connect, o sistema “Fold-Flat” da Ford dá-lhe a possibilidade de organizar o interior do veículo, consoante o número de passageiros e malas que tenha de transportar. Este modelo também permite rebater os bancos e, dessa forma, aumenta-se o espaço de carga. Assim, os passageiros já não têm de levar malas ao colo.

Deixamos-lhe algumas sugestões de programas em família, para que os mais pequenos – tenham ou não necessidades especiais – se sintam como gigantes. A gama Tourneo oferece-lhe espaço, conforto e a mais moderna tecnologia de segurança. Arranque! Está à espera de quê?

Sea Life, um espaço onde a aprendizagem e a diversão andam de mãos dadas

O Porto é um dos destinos turísticos mais fascinantes em Portugal e conta com uma ampla oferta para toda a família. Uma opção é conduzirmos a nossa Tourneo Connect ou a Courier até ao famoso aquário Sea Life, onde os mais pequenos poderão observar várias espécies marinhas. Além de contar com o maior programa de reprodução de cavalos-marinhos do mundo, o aquário tem ainda um programa que ajuda a salvar e a reabilitar as tartarugas marinhas que chegam feridas à praia. Uma das áreas que faz mais sucesso entre os visitantes é a piscina das jamantas e o túnel secreto que está escondido por detrás da piscina. O Sea Life tem diferentes espaços, incluindo um parque infantil onde os mais pequenos poderão brincar e descansar ao ar-livre.

Estacione o seu Ford e não se preocupe se o estacionamento estiver muito concorrido. Graças às portas laterais traseiras da Tourneo Connect, não terá dificuldades em tirar os cintos ou os sistemas de retenção dos mais pequenos, já que o acesso é mais fácil e isso garante uma maior mobilidade.

Duas opções culturais em Lisboa

A capital portuguesa possui um riquíssimo património cultural. Para esta escapadela, leve toda a sua família na sua Ford Tourneo Courier e não se preocupe com o espaço, porque este carro tem 4,1 metros de comprimento. Se optou pela Tourneo Connect, pode transportar uma cadeira de rodas, dado que este modelo da Ford é compatível com a grua Carolift para colocar a cadeira de rodas na bagageira do veículo.
Lisboa tem de tudo para todos os gostos. Mas sugerimos-lhe uma visita ao Museu do Oriente que abriu as suas portas em 2008 e alberga um tipo de arte diferente. Este museu tem mais de 1400 peças que atravessam vários séculos de arte e cultura de países asiáticos com os quais Portugal estabeleceu uma relação. O edifício era um antigo armazém de bacalhau, mas agora é um museu que inclui um auditório onde se realizam espetáculos de dança, música, cinema e até marionetas de várias tradições. Seguramente que será uma experiência inesquecível para os mais pequenos e um excelente programa cultural para toda a família.

Outra excelente opção é o Centro Cultural de Belém, que tem uma interessante agenda de concertos durante todo o ano. Também há exposições de obras contemporâneas, sobretudo a Coleção Berardo que reúne trabalhos de artistas como Duchamp, Warhol, Picasso, Magritte ou Dalí. Para recarregar as baterias, nada melhor do que comer um pastel de Belém! Outras das vantagens do CCB é a sua fabulosa localização, paredes-meias com a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos.

Se nenhuma destas opções se encaixa na sua viagem a Lisboa, ligue o sistema de navegação do SYNC3 e parta à descoberta com o seu Ford. Mas não se esqueça: use o cinto de segurança e prenda bem os mais pequenos. A sua Tourneo inclui um alerta de segurança visual e sonoro, para que o condutor e os passageiros não se esqueçam de meter o cinto de segurança.

Uma cidade feita à medida

Conduza a sua Tourneo até Coimbra, no centro de Portugal para descobrir uma cidade em miniatura que está construída à altura dos mais pequenos. Há 75 anos que, no Portugal dos Pequenitos, os grandes protagonistas são eles. Tudo está feito à escala infantil: casas, ruas e até os monumentos mais simbólicos de Portugal. Poderá explorar todos os recantos com um guia ou, se preferir, há um comboio que percorre vários espaços. Esta cidade está dividida em cinco áreas: Portugal Monumental, Países de Língua Portuguesa, Portugal Insular, Coimbra e Casas Regionais.

Qualquer que seja o destino escolhido, durante a viagem todos devem ir no seu sítio e em segurança. Mas esteja descansado, independentemente do sistema de retenção que utilizar, este será compatível com os modelos Ford Tourneo.


Consulte as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para passeios em família.