O QUE FAZER QUANDO OS BEBÉS ESTÃO DOENTES?

EO 2017 Saúde | Fonte: Unimer
  • slider

Quando um bebé adoece, a ansiedade e as dúvidas crescem. Veja aqui os cuidados a ter e o que fazer, nomeadamente com a alimentação e na hora de dormir.

Alimentação

A alimentação é um dos temas que cria maior preocupação aos pais quando estes estão constipados. Para problemas respiratórios como a otite, bronquite ou gripe, são necessários alimentos de digestão leve, para evitar as dores ao engolir. O frango e a batata cozida e triturada e o iogurte, são os indicados. Deve ainda dar a beber muitos líquidos, água, sumos de frutas, infusões ou caldos de carne sem gordura, mas evite o leite, porque este aumenta a mucosidade.

Os alimentos a consumir devem ser de alto valor nutritivo, como as verduras fervidas em pouca água e durante pouco tempo, para conservar as vitaminas. Não obrigue a criança a comer, mas se passarem mais de oito horas sem ingerir nada, informe o pediatra.

Sono

Quando os bebés e crianças pequenas estão constipados e com obstrução nasal as noites podem ser um pesadelo. Porque não sabem em que posições se devem deitar. Porque o nariz tapado não as deixa respirar convenientemente. Porque ficam com a boca e a garganta seca.

O melhor nestas situações é primeiro ter uma grande paciência para acalmar e ajudar o seu bebé, depois é levantar a cabeceira do berço ou cama, bastando colocar uma almofada por debaixo do colchão, elevando a zona da cabeça. É importante também fazer algumas sessões de vapores húmidos antes de o deitar, e o mais importante de tudo utilizar o aspirador nasal Unimer para lhe ir retirando a mucosa que ele próprio não consegue expelir. Durante o dia é ir aplicando o Unimer Hipertónico como prevenção de infeções respiratórias. Se já está com uma infeção é recomendada a utilização do Unimer Isotónico. E claro, nunca deixar de consultar o pediatra.

Higiene

Uma das dúvidas que se coloca quando os bebés e crianças pequenas estão constipados é se lhes devemos dar banho todos os dias. Convém referir que o vapor do banho pode ajudar a desobstruir o narizinho e assim ajudar o bebé a ter uma noite mais tranquila. Não se esqueça de  aplicar o Unimer Isotónico ou Hipertónico, conforme a situação respiratória, antes ou durante o banho. No final pode utilizar o aspirador nasal para retirar a mucosidade nasal libertada durante o banho.




Conteúdo cedido por Unimer