LANCHEIRAS: EVITE ALIMENTOS QUE SÓ SERVEM PARA ENGORDAR AS CRIANÇAS

EO 2018 Sugestões
  • slider

Agora que as aulas estão de regresso, pense duas vezes na comida que prepara para os seus filhos levarem para a escola. Há alternativas bem simples e saudáveis aos alimentos com açúcar e sal em excesso.

Mais de 60% dos adultosMuitos pais estão a contribuir diariamente para o aumento de peso dos filhos preparando-lhes lanches ricos em alimentos açucarados. Um estudo da associação britânica Action for Children, divulgado pelo Daily Mail, mostra que menos de um terço dos pais está preocupado em preparar um lanche saudável para as crianças e três quartos admitem sentir-se culpados pelas escolhas que fazem.

“É comum as crianças serem enviadas para a escola com uma sanduíche de fiambre, um iogurte, um pacote de batatas fritas, uma maçã e um sumo de fruta”, sublinha o artigo do Daily Mail, prosseguindo: “Uma refeição deste tipo totaliza uma média de 25 gramas de açúcar, um grama a mais do que o recomendado diariamente para crianças de nove anos”.

Estas revelações surgem apenas três meses depois de o sistema nacional de saúde britânico ter anunciado que mais de um terço das crianças britânicas com 11 anos sofre de excesso de peso.

O estudo da Action for Children envolveu 4348 adultos – 535 dos quais com filhos entre os cinco e os 13 anos – e concluiu que o lanche típico dos miúdos de nove anos contém um terço das calorias, quase metade do sal e bastante mais açúcar do que uma criança precisa para o dia inteiro. Isto quando se sabe que muitos destes miúdos já saíram de casa cheios do açúcar contido na maior parte dos cereais do pequeno-almoço.

Três quartos dos pais confessam sentir-se culpados pelo que dão aos filhos para comer, mas admitem que a sua grande prioridade é garantir que eles se alimentam – 38% disseram que é mais importante pôr na lancheira uma refeição que o filho vai certamente comer do que estar preocupado com a sua composição. Só 28 por cento dos participantes garantiram ter como motivação principal fazer lanches saudáveis.

Os alimentos mais comuns da lancheira são as sanduíches de fiambre, os iogurtes e os sumos de frutas, mas também barras de chocolate. Os especialistas em nutrição defendem que este tipo de refeição deve excluir, em absoluto, batatas fritas, salgados, chocolates ou qualquer outro tipo de doces.

Como fazer um lanche mais saudável

- Troque o sumo por água ou leite. Também pode diluir o sumo de fruta em água nas proporções de 50/50.
- Inove nas sanduíches: use frango cozido, peru, ovo, atum ou queijo creme de baixo teor de gordura.
- Troque as batatas fritas por verduras laminadas com um molho de baixo teor de gordura ou húmus.
- Quando for ao supermercado, escolha o pão com menos sal.
- Tempere com moderação.
- Não mande sanduíches todos os dias. Faça saladas com massa, batata, cuscuz com legumes e algumas proteínas como o frango. Outras opções viáveis são os ovos cozidos e as omeletes.