INTERVENÇÃO SNOEZELEN

EO 2017 Saúde e Bem Estar | Fonte: Forbrain
  • slider
  • slider

Saiba mais sobre a intervenção Snoezelen e o seu impacto no desenvolvimento da atividade cerebral.

A Intervenção Snoezelen, incide particularmente no desenvolvimento da atividade cerebral através da capacidade de plasticidade neuronal, promovendo o reajuste da atividade sensorial, da atividade cognitiva, devolvendo o equilíbrio emocional e consequentemente o bem estar geral.

As respostas e comportamentos adaptativos e facilitadores das tarefas do dia a dia surgem progressivamente e a comunicação/relação com o outro melhora significativamente.

Assenta obrigatoriamente em três princípios orientadores:

Eixo Sensorial: Estimulação, Integração e Processamento da Informação Sensorial.

Eixo Relaxamento e Bem Estar: Ambiente Seguro e controlado, cujos equipamentos são promotores do relaxamento e bem estar geral.

Eixo Relacional: Abordagem não diretiva que vai ao encontro dos interesses e gostos de cada cliente, respeitando o seu tempo e ritmo.

A conjugação destes três princípios orientadores facilita a integração e processamento da informação sensorial e consequentemente a atividade cerebral e o equilíbrio intra hemisférico, melhorando o número de respostas adaptativas a diferentes situações do dia a dia.

Assim sendo a intervenção Snoezelen permite efetuar a estimulação e a manutenção da integração da informação sensorial ao nível dos 7 sentidos (Visual, Auditivo, Locative e Gustativo, Tátil, Vestibular e Propriocetivo), dando particular relevância a todas as áreas sensoriais.

A promoção do equilíbrio emocional favorecerá a redução dos níveis de ansiedade, promovendo o relaxamento muscular e aumento da sensação de autocontrolo e autonomia, segurança e autoestima, o que facilitará a consolidação das (re)aprendizagens efetuadas, ao nível cognitivo, assim como ao nível da relação e da comunicação.

A apresentação controlada de estímulos, num espaço único, com equipamentos próprios, selecionados área a área de estimulação e apresentados numa dieta sensorial adequada às necessidades da pessoa, permitirão através de uma abordagem não diretiva, respeitando sempre os interesses, bem estar a linguagem corporal, intervir de forma isolada ou combinada com outros estímulos, como sons, luzes, cores, imagens, formas, movimentos, texturas e aromas, atingir sessão a sessão os objetivos definidos na fase inicial.

Caso o funcionamento cognitivo esteja comprometido, este é trabalhado indiretamente através da estimulação dos sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, recorrendo à perceção da sensação e de reminiscências associadas à interpretação do momento, favorecendo desta forma a plasticidade neuronal da pessoa.

Esta intervenção assente numa abordagem holística, onde a relação e comunicação é enriquecida com musicoterapia, psicomotricidade, movimento e treino comunicacional e emocional, assume particular relevância, permitindo desencadear melhorias significativas no estabelecimento da relação interpessoal, na comunicação, na expressividade, ou seja no bem-estar geral da pessoa, surgindo sorrisos, calma e tranquilidade, o que favorece substancialmente a relação com os outros, em particular na concretização das tarefas do dia a dia e na partilha de sentimentos e emoções associados ao momento.

Através de equipamentos e estratégias de preservação da memória a curto e longo prazo, a intervenção Snoezelen permite, ao mesmo tempo que controla e reduz comportamentos desajustados, trabalhar as capacidades ainda existentes e preservadas, efetuando a sua manutenção e (re)aprendizagem de novas competências.

Paralelamente a toda a intervenção sensorial ocorre sempre a promoção do bem-estar geral e relaxamento em particular através da redução dos níveis de ansiedade.

Areas de Intervenção:
Espetro do autismo
Problemas de desenvolvimento
Distúrbio de integração sensorial
Défice de atenção/hiperatividade
Deficiência intelectual
Sequelas cerebrais
Paralisia cerebral - Anóxia neonatal
Perturbações na linguagem
Doenças metabólicas – Cromossomáticas – Mutações genéticas
Síndrome demencial
Problemas de memória
AVC´s
Dor crónica
Ansiedade e pânico
Depressão

Artigo desenvolvido por Forbrain.