FESTEJAR EM GRANDE ESTILO

EO 2018 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider
  • slider

Música, dança e gastronomia tradicional são alguns dos protagonistas das grandes festividades deste verão. Propomos-lhe três programas excecionais para usufruir em família e conhecer alguns recantos surpreendentes.

Quando chega o bom tempo, Portugal adorna as suas ruas com as melhores roupagens e celebra algumas das suas festividades mais emblemáticas. Aproveite! Passeie-se com a família no novo crossover da Ford, o Fiesta Active, e indique o seu destino ao sistema SYNC3. Ainda não decidiu para onde ir nas férias? Temos algumas propostas com as quais poderá surpreender a sua família e desfrutar de uns dias de folia, tradição e folclore.

1- Quem disse que o número 13 dava azar?

Aquela que foi a Capital Ibero-americana da Cultura em 2017, veste-se com grinaldas coloridas, luzes e flores durante todo o mês de junho. O grande dia é precisamente o dia 13, quando a cidade comemora o Santo António. Um ambiente festivo para toda a família na capital lusa: arraiais na rua, churrascos ao ar livre, música tradicional e até casamentos em homenagem ao santo, a que dão o nome de “casamenteiro”.

Há atividades durante todo o mês, visto que as festividades se estendem até ao dia 30 de junho. O desfile de marchas populares em homenagem ao santo, pela Avenida da Liberdade, é talvez o mais apelativo, já que os participantes se vestem com trajes tradicionais. Além disso, cada bairro da cidade enfeita as suas ruas com lanternas coloridas, flores ou grinaldas penduradas nas portas e janelas. E, claro, não faltam as sardinhas assadas com pão e as saladas com pimentos em cada esquina da cidade.

Durante estes dias, Lisboa transforma-se num espaço intercultural que realiza atividades diárias, com um programa muito diversificado e para todas as idades. Tanto se pode usufruir de um concerto de fados como de tangos ou mesmo flamenco. Também há exposições, festivais de cinema, arte e até provas desportivas. Além do mais, Lisboa envolve os mais pequenos nas suas festas com oficinas e atividades infantis, como espetáculos de teatro, workshops ao ar livre ou feiras dedicadas aos jogos - Festival Ludopolis. Por outro lado, trata-se de uma boa forma de celebrar o dia da criança, que tem lugar a 1 de junho.

Durante o trajeto, poderá familiarizar os seus entes queridos com o fado que inunda as ruas de Lisboa, graças ao potente sistema de som B&O Play incluído neste modelo da Ford. Além de poder invocar os seus gostos musicais, artísticos ou gastronómicos, Santo António é uma boa opção para desfrutar de uns dias em família.

2- O Porto festeja o São João de uma forma muito especial

É nas margens do rio Douro que a cidade do Porto presta uma homenagem especial ao São João na noite de 23 de junho. Esta celebração oferece um vasto programa de atividades durante vários dias para todos os públicos. Não pode perder a zona do rio que vai da Baixa até à Foz, com paragens nos diferentes pontos em que há arraiais com música, comida e muita diversão na noite mais mágica do ano.

A cidade do Porto comemora várias tradições durante os dias que antecedem e sucedem ao São João, como os saltos de fogueiras e a degustação de pratos típicos em mesas postas ao ar livre em qualquer recanto. Alguns destes pratos são o caldo verde, as sardinhas assadas com broa e o cordeiro assado. Uma coisa que os mais pequenos não podem perder são os fogos-de-artifício na Ponte Dom Luís I, acompanhados de música ao vivo. Um ambiente festivo que presta homenagem ao São João e que se coroa com lanternas e candeeiros de papel que iluminam a cidade.

Uma das grandes tradições destas datas são as marteladas na cabeça. Não é piada. Os moradores locais têm martelos de plástico e martelam as cabeças uns dos outros entre gargalhadas. Haverá melhor forma de aliviar o stress e desfrutar desta tradição? E ainda que tudo isto pareça apontar para uma festividade pagã, há também laivos religiosos, visto que é costume ver manjericos ou vasos de manjericão com cravos de papel e uma bandeirola com quatro versos - quadras. Todos podem fazer pedidos ao santo.

3- Este verão, viaje até ao passado

A apenas 80 quilómetros de Lisboa, celebra-se um dos mercados medievais mais conhecidos de Portugal. Reconhecido em 2015 pela UNESCO como Vila Literária e Criativa, Óbidos é a pitoresca vila que, de 12 de julho a 5 de agosto, regressa à Idade Média para oferecer aos visitantes atividades lúdicas e tradicionais que irão surpreender os mais pequenos.

Situada a norte de Lisboa, a cerca de 85km, eleva-se sobre uma colina e está rodeada por uma muralha que alberga um castelo no seu interior. É lá que ocorre esta feira e é também lá que poderão desfrutar de espetáculos ao vivo com jograis, dançarinos e trovadores, assim como assistir a justas, torneios e apresentações de malabaristas ao mais puro estilo medieval.

Para se imbuir do espírito desta celebração, existe a possibilidade de comprar trajes tradicionais e envergá-los enquanto percorre as ruas calcetadas da vila. Durante esta feira é possível ainda degustar pratos os típicos compostos de carne assada com pão, temperada com caldos cítricos, azeites, especiarias e manteiga.

A vila de Óbidos volta às suas origens para brindar os visitantes com uma experiência única que chamará a atenção dos mais pequenos que, pelo caminho, vão aprender algo sobre história num lugar onde se recria a vida medieval até ao mais ínfimo pormenor. Tanto assim é que até têm uma moeda própria para utilizar em tabernas e outras paragens. Sem dúvida uma boa opção para usufruir de uns dias em família nos quais dança, comida, barraquinhas e animação serão os protagonistas absolutos.

Apenas terá de escolher o destino, indicá-lo ao SYNC3 e conduzir o seu Novo Ford Fiesta Active até lá. A tecnologia de condução que este oferece fará com que desfrute da viagem tanto ou mais do que do destino.

Consulte as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para passeios em família.