CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DE UM COPO DE SUMO TODOS OS DIAS

EO 2019 Saúde
  • slider

São uma arma poderosa contra o cansaço provocado pelas correrias e brincadeiras dos miúdos. E podem ser uma boa solução para cumprir as recomendações da OMS acerca da ingestão de frutos e vegetais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), perto de 400 gramas de frutas e vegetais diários são fundamentais em qualquer dieta, e os sumos podem ser a opção ideal para cumprir esse objetivo. Fonte natural de vitamina C, “têm um papel fundamental na absorção de ferro e ajudam a diminuir a probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares”, como sublinha um artigo do El Mundo.

Pena que poucos estejam atentos a isto. O mesmo jornal espanhol diz que um estudo de âmbito nacional efetuado em 2012 permitiu apurar que a percentagem de crianças espanholas menores de 18 anos que cumpre as recomendações de consumo de 5 porções de frutas e legumes por dia, é de apenas 3,38%, valor muito inferior ao dos adultos – 9,71%.

A Associação 5 Al Dia – para a promoção do consumo de frutas e legumes – defende que os sumos naturais de fruta pode ser uma boa opção para completar essa quantidade de fruta e vegetais. E sublinha que, “embora alguns profissionais e consumidores pensem o contrário, o sumo de fruta é apenas isso, fruta espremida. A lei não autoriza a adição de açúcares ou aditivos”.

É preciso saber, no entanto, que a quantidade de açúcares destas bebidas varia de acordo com a fruta de que são feitas. No caso do sumo de laranja – um dos mais populares -, a sacarose é predominante, seguida da frutose e da glicose. O índice de glicémia é baixo. Em comparação com outros alimentos, um copo de sumo de laranja de 150 ml tem apenas 7,2 de glicémia.

Porque é que os sumos fazem tão bem?

- Fornecem betacaroteno, importante para a visão e para uma pele saudável, assim como para o crescimento saudável dos ossos.

- Ricos em vitamina B9 ou ácido fólico, que contribui para a manutenção das funções psicológicas, reduzindo a fadiga. O ácido fólico tem um papel determinante na formação de células durante a gravidez e favorece a prevenção de malformações do feto.

- Fonte de minerais, como o potássio, magnésio e cálcio. O potássio promove o equilíbrio hídrico e contribui para o desenvolvimento de uma função muscular adequada; o magnésio para a formação dos ossos e fortalecimento do sistema imunológico; o cálcio é muito importante no desenvolvimento e manutenção dos ossos.

- Propriedades antioxidantes. Os antioxidantes presentes nos sumos ajudam a inibir a oxidação produzida pelos radicais livres e protegem o organismo de seus efeitos negativos. Além disso, inibem a oxidação ligada ao envelhecimento.

-  São muito hidratantes. Por exemplo: um copo de sumo de laranja fornece 10% do potássio necessário, até 45% de vitamina C, tem vitaminas A e B9 (ácido fólico) e 90% de água (90%). Possui apenas 41 calorias.