ATENÇÃO À PICADA DOS INSETOS

EO 2016 Saúde | Fonte: Distrifa - Soluções de Saúde
slider

Chegou o tempo quente, mais favorável à presença de insetos. Devemos estar atentos porque se existe a possibilidade de transmitirem doenças há ainda reações alérgicas muito frequentes.

A alergia à picada destes animais pode ter consequências importantes e as crianças devem merecer uma particular atenção.

A reação alérgica normalmente permanece só no local da picada, e manifesta-se por um alto doloroso (pápula) que provoca comichão e fica rodeada por uma zona de vermelhidão que, nos casos mais intensos pode ter dimensões consideráveis ou mesmo espalhar-se por outras áreas da pele.

A intensa comichão (prurido) que leva a pessoa a coçar-se e pode ser a causa do alastramento da reação e da ocorrência de uma infeção.

Picadas de insetos
Estes insetos atuam durante todo o dia, mas intensificam a atividade ao entardecer, amanhecer e durante a noite. Para evitar as indesejáveis picadas de melgas e mosquitos, proteja a família com roupa adequada e use um repelente eficaz.

STOP MELGAS Spray forma uma barreira protetora que "repele" os insetos da pele (melgas e mosquitos), prevenindo a sua picada durante 8 horas. Pode ser utilizado por adultos e crianças com +2 anos.

Stop Melgas Loção Repelente é um biocida. Utilize os biocidas com cuidado. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes do utilizar.

A marca produtos STOP MELGAS tem outros produtos, como as novas Pulseiras com Citronela de Java.

AGORA QUE CHEGOU O TEMPO QUENTE MAIS FAVORÁVEL À PRESENÇA DE INSETOS, HÁ QUE ESTAR ATENTO ÀS REAÇÕES ALÉRGICAS.

Até porque a alergia à picada destes animais pode ter consequências importantes.

Normalmente os mosquitos – entre nós é vulgar serem denominados de melgas - são insetos que picam e que no ato da picada libertam saliva, sendo esta a substância que desencadeia a reação alérgica.

Os mosquitos fêmea - os únicos que picam - são atraídos por vários componentes do nosso organismo:
- O calor corporal,
- O dióxido carbónico que exalamos ao respiramos;
- O suor (determinadas substâncias que o integram - ex: ácido láctico).

Picadas de insetos  (mosquitos, melgas e moscas)
Estes insetos atuam durante todo o dia, mas intensificam a atividade ao entardecer, amanhecer e durante a noite. Estes insetos são frequentes em zonas com águas paradas ou pouco movimentadas e em zonas verdes (principalmente arbustos altos).

Devemos ter maior atenção com os seguintes grupos de pessoas:
- Crianças,
- Pessoas que estejam no campo.

Reação à picada
A reação alérgica normalmente permanece só no local da picada, e manifesta-se por um alto doloroso (pápula) que provoca comichão e fica rodeada por uma zona de vermelhidão que, nos casos mais intensos pode ter dimensões consideráveis ou mesmo espalhar-se por outras áreas da pele.

A intensa comichão (prurido) que leva a pessoa a coçar-se e pode ser a causa do alastramento da reação e da ocorrência de uma infeção. Neste caso, podem resultar pequenas cicatrizes duradouras ou mesmo permanentes.

Felizmente em Portugal os efeitos negativos das picadas dos mosquitos são o incómodo e desconforto causado pelas suas picadas. Porém, noutros países a situação é bem pior, já que os mosquitos aí existentes são transmissores de numerosas e graves doenças, como a malária, a dengue e a febre amarela.

Dicas para se proteger das picadas de insetos:
- Se houver risco de ser picado, utilize um repelente de insetos. Aqui recomendamos o Stop Melgas;
- Utilizar calças, mangas compridas e sapatos fechados, para expor pouco a pele;
- Evitar utilizar roupas muito coloridas, brilhantes e largas;
- Evitar sair ao anoitecer e ao amanhecer
- Não utilizar perfumes ou cosméticos com cheiros ativos ;
- Manter a comida tapada e os restos de comida bem fechados
- Manter portas e janelas fechadas, usar redes mosquiteiras e repelentes do ambiente.

A prevenção das picadas de insetos é importante, principalmente em crianças e indivíduos alérgicos, e em locais de risco.

Stop Melgas está à venda em farmácias e parafarmácias.

Conteúdo desenvolvido por Distrifa - Soluções de Saúde.