5 PARAGENS SURPREENDENTES PARA UMA ESCAPADELA EM PORTUGAL

EO 2018 Sugestões | Fonte: Ford
  • slider

Tem uns dias de férias para gozar e quer respirar ar puro? Conheça estas paragens ao volante do novo Ford EcoSport e surpreenda a sua família com as melhores vistas.

Se há coisa que caracteriza Portugal é a grande variedade de paisagens naturais, entre as quais podemos escolher quando precisamos de nos desligar do mundo. Propomos-lhe cinco destinos curiosos e espetaculares onde se poderá perder por uns dias com a família.

1- Piódão: uma viagem de sonho
Situada no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, esta aldeia medieval tem apenas 200 habitantes. Envolvida e protegida pela Serra do Açor, poderá conduzir o seu novo EcoSport entre as montanhas e descobrir o encanto desta aldeia de sonho que, além das vetustas construções de pedra, conta ainda com uma praia fluvial. Os carros não podem circular pelo interior da aldeia e não é fácil transitar pelas ruas para chegar até lá. Mas não se preocupe: o assistente no arranque em subidas do seu EcoSport evitará que o veículo descaia. Desfrute das estreitas e sinuosas ruas desta aldeia encantada e aprecie as vistas a partir do alto da montanha. Terá tudo controlado para que a sua família observe a paisagem sem preocupações.

2 - Estradas infinitas no Vale do Douro
Gosta mais de praia ou de montanha? O destino escolhido para uma escapadela nem sempre é a resposta a esta pergunta. Aliás, nem sequer tem de haver um destino fixo para que as férias sejam um sucesso. Com o seu Novo Ford EcoSport, descubra a estrada que foi considerada a mais bela do mundo, a N222, e que acompanha a margem sul do rio Douro desde o Porto até quase à fronteira com Espanha, deixando no encalço as vinhas onde se produzem os célebres vinhos do Porto. E não se esqueça da máquina fotográfica caso opte por esta viagem, pois as vistas com que o percurso nos brinda – especialmente no troço de 27 quilómetros que liga Peso da Régua ao Pinhão, uma localidade declarada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade – são espetaculares! Este percurso vai permitir-lhe ainda testar as suas habilidades de condução e tirar o máximo partido do seu novo EcoSport.

3 - A joia do Algarve
Já terá certamente ouvido falar das magníficas praias do Algarve, mas talvez não tanto do Parque Natural da Ria Formosa, situado no sotavento algarvio e eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Com 18.000 hectares, a Ria Formosa abrange duas penínsulas, a de Ancão e a de Cacela, e cinco ilhas: Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas. Estas condições naturais transformam-na num paraíso com uma ampla diversidade de flora e fauna. Desta última, destacam-se o camaleão, o cavalo-marinho – é lá que se esconde a maior população desta espécie do mundo – ou o cão de água português, uma raça nativa do Algarve. Trata-se de um destino ideal para desfrutar em família, com longos passeios pelas praias ou pelo interior das matas, de bicicleta, de lancha ou de caiaque. Atreva-se a viver o Algarve em estado puro!

4 - O lugar onde o tempo parou
Portugal conserva inúmeras vilas medievais, mas há uma em particular pela qual os anos não passaram. Visitá-la é como reviver o século XII. Óbidos é o nome desta cidade histórica e amuralhada, situada na região centro de Portugal, a apenas 75 quilómetros de Lisboa. A sua joia mais proeminente é a Porta da Vila, antigo acesso à povoação, decorada com azulejos tradicionais que representam a Paixão de Cristo. Porém, o verdadeiro incentivo passa pela possibilidade de simplesmente se deixar levar pelas casas pintadas e ruas estreitas em pedra, enquanto contempla a monumental muralha que delimitava o seu antigo perímetro. Subir as muralhas e contemplar os telhados de Óbidos desde o cimo deixará miúdos e graúdos de queixo caído.

5 - Odeceixe: duas margens, duas cores
Situada mesmo na fronteira entre o Alentejo e o Algarve, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, a pequena e encantadora povoação de Odeceixe foi refúgio de um grupo considerável de hippies nos anos 70. Hoje, sobretudo fora da época alta, ainda se respira natureza e liberdade nas suas ruas caiadas, habitadas apenas por um milhar de pessoas de forma permanente. Mas o melhor fica a 3 quilómetros da vila, na peculiar praia mista com margens de águas de procedência diversa. De um lado do semioval que compõe o areal, o azul transparente do oceano. Do outro, o verde intenso do rio Seixe, que irrompe neste ponto no Atlântico. Duas praias, uma marítima e outra fluvial, para que toda a família possa desfrutar a dobrar.

Os dias de férias são sempre em menor número do que gostaríamos. É por isso que é imperativo aproveitá-los ao máximo com as pessoas de quem gostamos. E com o Novo Ford EcoSport, o pequeno SUV que o leva a todo o lado, a imaginação é o limite!

Consulte as características dos automóveis Ford e toda a sua versatilidade para passeios em família.