5 MANEIRAS DE PROTEGER O SISTEMA IMUNOLÓGICO DAS CRIANÇAS

EO 2019 Saúde Para Todos | Fonte: Sauda
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Recomeça a escola e o frio continua. Voltam as constipações e um mundo de pequenos germes que podem afetar a saúde do seu filho e as rotinas de toda a família.

A nutricionista Esther Blum, autora best-seller dos livros Cavewomen Don't Get Fat e Eat, Drink and Be Gorgeous deu à U.S. News uma série de dicas para enfrentar as ameaças mais vulgares à saúde na nova temporada.

1. Invente jogos que estimulem a rotina de lavar as mãos. O segredo para fazer um bom trabalho é torná-lo divertido. Tente equipar a casa de banho com gel ou sabonete próprios para crianças (por exemplo, com uma embalagem de um super-herói). Faça brincadeiras enquanto os miúdos lavam as mãos, ensinando-os a soprar as bolhas de sabão dos dedos.

2. Equipe o seu armário com remédios naturais. Esteja pronto ao primeiro sinal de tosse ou fungadela. Aqui estão cinco itens que deve ter sempre à mão: Sabugueiro preto: para tomar ao primeiro sinal de nariz entupido ou garganta irritada. O sabugueiro preto, rico em antioxidantes, é um verdadeiro herói da saúde imunológica. É usado desde sempre em remédios caseiros para constipações, tosse e infeções respiratórias. Vitamina D3: uma arma natural contra a gripe que deve ser reforçada à medida que os dias ficam mais curtos e há menos sol. Os pais e as crianças podem tomar suplementos desta vitamina ou certificar-se de que consomem bastante salmão selvagem do Alasca, grande fonte de D3. Zinco: O zinco líquido aumenta a produção de glóbulos brancos para eliminar os vírus; deve ser tomado na forma ionizada, e misturado com alimentos, para melhor absorção. Probióticos: O intestino é revestido por grande parte das células do sistema imunológico. Assim, manter a flora intestinal saudável e repleta de bactérias benéficas ajuda a mantê-lo seguro e ativo no combate a bactérias más e vírus. Ómega 3: também encontrado no salmão selvagem do Alasca, aumenta a concentração e protege a saúde intestinal e imunológica.

3. Adoce os alimentos, mas sem açúcar. O açúcar refinado tem um impacto negativo no sistema imunológico. Em vez de doces ou chips processados, carregados de açúcares disfarçados, arranje rodelas de pepino ou palitos de cenoura para serem comidos com húmus. Aposte em fatias de fruta fresca.

4. À tarde, seduza-os com lanches nutritivos . Maçãs vermelhas são uma óptima opção até porque é a época delas - ajudam a limpar o fígado e cuidam do sistema imunológico. Sirva-as fatiados e polvilhadas com canela. Dê-lhes smoothies ou água de coco em vez de bebidas desportivas açucaradas e com cafeína.

5. Em casa, sirva refeições saudáveis. Quando o tempo ficar mais frio prepare um bom caldo de osso, um remédio incrível para as constipações. Compre romãs, são bombas antioxidantes; cenouras e batata-doce reforçam o sistema respiratório e o tomate sazonal é melhor do que qualquer doce!