5 HÁBITOS SAUDÁVEIS EM FAMÍLIA

EO 2017 Nutrição | Fonte: Walk’in Clinics
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Organize a ida ao supermercado, planeie uma ementa semanalmente, tenha refeições congeladas sempre disponíveis e planeie atividades em família.

Ter e manter hábitos saudáveis em família nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando se tem crianças pequenas. A verdade é que somos muitas vezes (demasiadas!) levados pela correria do dia a dia  deixando a alimentação e atividade física para segundo plano.

Marta Magriço é nutricionista e mãe de dois filhos.  Considera importante partilhar algumas dicas e truques para tornar esta gestão mais fácil, porque hábitos saudáveis querem-se e precisam-se.

1 Idas ao supermercado organizadas. Levar uma lista com os alimentos que precisa de comprar é meio caminho andado para evitar trazer itens que não necessita. Não ceder a promoções que no geral não aproveitaria, embora possa consultar previamente o folheto promocional e verificar quais poderão ser vantajosas para si. Evitar a visita a corredores "indesejados", facilitando tanto a gestão do orçamento como a dos alimentos que leva para casa e vai oferecer à sua família.

2 Planear uma Ementa semanalmente. Tirar uns minutos do dia para programar a semana alimentar da família tem inúmeras vantagens, entre as quais se destacam a possibilidade de variar no tipo de refeições e evitar opções de última hora pouco saudáveis.

3 Ter refeições congeladas. São excelentes aliadas para quando não houver tempo para cozinhar, falta de vontade ou alguma emergência, evitando as encomendas de refeições take-away que são maioritariamente opções mais calóricas. Assim, pode confecionar  algumas refeições, ricas nutricionalmente e do gosto familiar, em maior quantidade e congelar o excedente.

4 Planear atividades em família.  Sempre que estiver bom tempo aproveite e opte por atividades ao ar livre que envolvam toda a família como um piquenique, uma ida a um jardim, um peddy-paper pela cidade, entre outras. Se o tempo não o permitir, que tal dar largas à imaginação e, por exemplo, brincar às escondidas dentro de casa?

5 Inspirar-se. E por último, mas também importante, inspire-se. Procure receitas novas ou maneiras diferentes e mais saudáveis de preparar as antigas envolvendo a família neste processo, tendo em conta a opinião e gostos dos mesmos. Vai ficar delicioso e será divertido!


Conteúdo desenvolvido por Dra. Marta Magriço - Nutricionista Walk'in Clinics Alvalade.











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