ATENÇÃO, PAIS: LEITURA DE HISTÓRIAS ÀS CRIANÇAS NA HORA DE DEITAR ESTÁ EM QUEDA POR CAUSA DOS ECRÃS

EO 2018 Desenvolvimento
  • slider

O cansaço dos pais e a atração dos filhos pelos ecrãs tem vindo a reduzir um hábito fundamental para as crianças: a leitura de uma história na hora de irem para a cama. Aprenda aqui a ler para o seu filho. É importante que não desista.

Estimula a imaginação, aguça a curiosidade e ajuda a desenvolver a linguagem oral e escrita. Mas a leitura de histórias ao mais pequenos parece estar em declínio entre os pais britânicos.

Um estudo da empresa Nielsen revela que os pais do Reino Unido estão a perder o hábito de contar uma história aos filhos antes de os adormecer. Assim, se em 2013, 69% das crianças com menos de cinco anos ouvia os pais a lerem uma história, em 2017 esse valor caiu para os 51%.

A notícia foi mencionada pelo The Guardian, que refere que 19% dos pais de crianças dos 3 aos 4 anos admite não ter energia para desempenhar essa tarefa ao fim do dia. Em 16% dos casos, porém, foram as crianças a manifestar o desejo de ocupar o tempo com outro tipo de atividade.

Na verdade, o artigo aponta uma série de razões para este fenómeno. A saber: os grandes culpados são os ecrãs, sobretudo no caso das crianças do sexo masculino - 40% dos rapazes entre os 3 e os 4 anos prefere navegar na internet em vez de folhear um livro. Saliente-se que em 2013, 10% de crianças de 3 a 4 anos passavam algum tempo no YouTube todos os dias. Hoje, esse número aumentou para 28%

Vários especialistas recordam que, durante os primeiros anos de vida, a criança aprende a construir a sua relação com o exterior. A descoberta da linguagem através da leitura é determinante para que, mais tarde, venha a escrever bem. Infelizmente, foi o grupo etário dos 0 aos 4 que sofreu a queda mais drástica nos hábitos de leitura.

Aprenda a ler para o seu filho

Eis alguns truques que podem ajudar a fomentar o hábito e o prazer:
1 - Escolha uma história adequada à idade da criança. Quando mais elementos da história ela reconhecer, mais interessada vai ficar.
2 - Antes de ler um livro, faça um pequeno ensaio, decorando as partes mais empolgantes. Depois, ao ler, use um tom teatral. Isso ajuda a captar a atenção da criança.
3 - Quase todas as histórias fazem sonhar. Crie um certo clima no quarto. Por exemplo, baixe a luz, ponha almofadas no chão, etc.
4 – Dê ritmo à narrativa; qualquer história precisa de ritmo. E faça um esforço para representar as personagens de forma diferente.
5 – Acabe num ponto baixo da narrativa. Se parar abruptamente a criança pode ficar ansiosa pelo fim e isso atrapalha o seu sono.

Fonte: Pais & Filhos Brasil