AS MOEDAS E AS TROCAS COMERCIAIS

EO 2018 Pedagogia | Fonte: Museu do Dinheiro
  • slider

Aprende curiosidades sobre o dinheiro ao longo dos tempos!

Uma moeda capaz de rugir
As primeiras moedas em forma de disco, semelhantes às que usamos hoje, nasceram na atual Turquia. Chamam-se "Estáter". Algumas mostram um leão a rugir, símbolo do poder do rei que as emitiu. Que símbolos escolhias tu?

Séculos mais tarde, na China, também se usaram moedas redondas, mas... tinham um furo no meio!

35gr de ouro
No tempo de D. Manuel I, Portugal teve uma das maiores e mais pesadas moedas de ouro do mundo. Chamava-se "Português" e na cercadura o rei escreveu: "D. Manuel I, rei de Portugal e dos Algarves, daquém e dalém mar em África, senhor da Guiné e da conquista, navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia".

Com 20 Portugueses podias comprar a pintura "As Tentações de Santo Antão" de H. Bosch.

O "comércio mudo"
Sabias que... Durante os Descobrimentos, o ouro africano chegava aos portugueses depois de obtido em transações onde o vendedor e comprador não se viam, nem falavam?

O negócio entre as populações indígenas africanas era feito desta forma: ao chegar à praia, um grupo de pessoas encontrava pilhas de sal depositadas na areia. Tinham sido ali deixadas por outros que observavam, ao longe. Se o sal lhes agradava, este grupo deixava o ouro, fazia um sinal com tambores e retirava-se também. Os primeiros regressavam e, se o ouro lhes agradava, levavam-no, deixando o sal. Esse ouro era depois trocado com os portugueses nas feitorias, mas na sua origem está uma transação "silenciosa", que assentava unicamente na confiança!

Imprime aqui o teu poster e torna-te um especialista em moedas e notas!

Com o apoio: Museu do Dinheiro.