7 TIPOS DE SONS QUE FAZEM O BEBÉ DORMIR MELHOR

EO 2018 Crianças
  • slider

Os pais enganam-se quando pensam que o seu recém-nascido irá dormir melhor se estiver no mais absoluto silêncio. Na verdade, tal como acontece no útero, os bebés precisam de algum ruído para caírem num sono profundo. Conheça os sons que os embalam.

Instalados no calor do útero, os bebés não vivem em silêncio. Escutam uma série de sons que provêm do exterior. Talvez por isso, depois de nascerem, muitos têm dificuldade em dormir no mais absoluto silêncio. “Essa falta de familiaridade com o silêncio pode dificultar o sono tranquilo do bebé e, por isso, recorrer a sons artificias é uma boa solução para a criança descansar”, defende a jornalista Giulia Ebohon num artigo publicado na brasileira Vix.

A mesma profissional recorda que as crianças que nascem em famílias grandes também estranharão, naturalmente, a falta de barulho, o que as pode inquietar e impedir de adormecer. “Alguns bebés - especialmente os que têm irmãos – estão habituados a pequenos barulhos; quando se vêem em ambiente extremamente silencioso acabam por estranhar e por isso recomenda-se o recurso a sons” tranquilizadores.

Nos primeiros meses de vida, é comum a criança acordar várias vezes durante a noite. Se estiver num quarto silencioso é natural que chore para chamar a atenção, “É a sua última memória antes de adormecer”, refere a jornalista, acrescentando: “Se nessas alturas existir um som familiar, pode ser que o bebé se sinta reconfortado e volte a adormecer”.

Giulia Ebohon lembra que muitos pais ficam preocupados em usar sons artificiais, temendo que mais tarde a criança não consiga adormecer sem eles. Diversos médicos já defenderam que não há problema em fazê-lo até ao primeiro ano de vida do bebé, sublinhando que é normal que um recém-nascido estranhe o silêncio porque não estava habituado a ele e que essa passagem de uma série de sons naturais para a ausência deles é abrupta. Mais: se for necessário, para desabituar o bebé dos sons usados para o adormecer, pode-se ir baixando o volume um bocadinho todas as noites.

Os melhores sons para o bebé dormir

1. Som da chuva a cair
2. Ruídos da floresta (como o restolhar de árvores)
4. Canto de pássaros
3. Ecos do fundo do mar
5. Marulhar de uma cascata
6. Música instrumental de embalar
7. Barulhos que se assemelhem ao que o bebé ouvia no útero

Fonte: Vix