OKAPI - A GIRAFA DA FLORESTA

EO 2015 Vida Animal | Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa
  • slider

Venha ao Jardim Zoológico conhecer uma simpática família de Okapis e descobrir as semelhanças deste animal com as Girafas, Zebras, e Cavalos.

Faraa, a mãe, está no Jardim Zoológico desde 2007 e Jamar, o pai, chegou ao parque em 2009. Em 2010 nasceu a primeira cria do casal - o macho Azizi e agora mais recentemente nasceu mais uma.

A ligação entre mães Okapis e suas crias é muito forte, sendo que as crias se alimentam de leite materno até aos 9 meses e comunicam entre si através de vocalizações semelhantes a balidos e infrassons.

O Okapi é da família das girafas, conhecida como a Girafa da Floresta, com orelhas grandes e eretas, a língua comprida com 35 cm, preênsil e com saliências córneas cobertas por pele.

Originário das florestas equatoriais do Nordeste e Centro-Leste da República Democrática do Congo, os Okapis são uma espécie endémica do Congo e o símbolo nacional de conservação do país. Contudo, esta espécie rara está seriamente ameaçada pela caça desportiva e a perda de habitat.

Sobre a biologia e etologia desta espécie ainda há muito por desvendar, visto que é muito reservada e esquiva. A dieta dos Okapis é herbívora, e as suas preferências são folhas, frutos e sementes de plantas.

Com o objetivo de contribuir para a conservação dos Okapis, o Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução do Okapi (EEP) e apoia financeiramente o projeto da sua conservação in situ (no habitat natural), na República Democrática do Congo.

Venha ao Jardim Zoológico conhecer esta simpática família de Okapis e descobrir as semelhanças deste animal com as Girafas, Zebras, e Cavalos.


Saiba mais sobre o Jardim Zoológico de Lisboa, Clique Aqui.