MAIS UM RECÉM-NASCIDO NO ZOO: A GIRAFA-DE-ANGOLA

EO 2018 Vida Animal | Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa

O Jardim Zoológico convida todos os seus visitantes a conhecer a sua mais recente residente: uma cria de Girafa-de-Angola, representada apenas em três Zoos europeus.

Nasceu com quase 1,90 m de altura, no dia 16 de novembro de 2017, depois de uma gestação de 15 meses e com uma pelagem única que a distingue de outras.

Depois de alguns dias em que se manteve só com a progenitora foi contactando com o restante grupo, o que permitiu uma mútua adaptação. A pequena Girafa-de-angola pode agora ser observada junto aos restantes elementos da sua espécie, a explorar  os recantos da sua instalação.

Originária das savanas e zonas áridas arborizadas de toda a África Subsariana, a Girafa é o animal mais alto do Mundo, podendo atingir 5,5m de altura. Caracterizada pelo seu pescoço longo, que lhe possibilita procurar alimento em ramagens muito altas, e pela sua língua comprida e azulada, cujo revestimento de queratina a protege dos espinhos das acácias, possui 2 cornos curtos, cobertos de pele e pêlo, que crescem lentamente ao longo da sua vida.

A população total de Girafas na Natureza está em declínio sobretudo devido à caça e à perda do habitat, onde já se fazem sentir consequências das alterações climáticas. Esta situação levou a que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a classificasse como "Vulnerável".

Visite o Jardim Zoológico e contribua para esta importante missão de conservação da espécie animal!