JÁ PODE VOTAR NA ÁRVORE EUROPEIA DO ANO

EO 2019 ConcursoAté 28 Fev.
  • slider

Conhecida como “a árvore da sombra secular”, a Azinheira de Mértola representa Portugal na 9.ª edição do concurso "Árvore Europeia do Ano".

A azinheira é uma árvore resiliente que faz parte de um sistema de produção mediterrânico único, que sustenta a economia de territórios frágeis e contribui para a biodiversidade.

Esta azinheira secular do Monte Barbeiro tem 150 anos e habitação permanente em Mértola, Alentejo. A melhor forma de perceber a grandiosidade desta Azinheira Secular é efetivamente pela sua sombra. Debaixo da sua copa cria-se uma sombra que faz com que o calor abrasador do Alentejo pareça suportável e permita contemplar a vastidão da planície envolvente respirando a sua tranquilidade.

As votações decorrem até 28 de fevereiro.

A competição da Árvore Europeia do Ano existe desde 2011, é organizada pela Environmental Partnership Association e contou com a participação de Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, França, Bélgica, Polónia, Roménia, República Checa, Hungria, Rússia, Croácia, Bulgária, Lituânia e Eslováquia.

Portugal levou o prémio o ano passado com o “Sobreiro Assobiador” com 29,4 metros de diâmetro e 15 de altura, o maior da espécie em todo o mundo, que vive em Águas de Moura, no concelho de Palmela, há uns longos 234 anos.