HIPOPÓTAMO-PIGMEU

EO 2015 Vida Animal | Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa
  • slider

Em tudo semelhantes aos Hipopótamos, os Hipopótamos-pigmeus apresentam a mesma morfologia, mas com uma dimensão bem mais reduzida.

O peso médio dos Hipopótamos-pigmeus varia entre os 160 Kg e os 270 Kg, enquanto os Hipopótamos rondam os 3200 Kg. As patas são mais compridas, enquanto os quatro dedos são mais esguios e apresentam pequenas membranas interdigitais.

Os Hipopótamos-pigmeus são também reconhecidos pela pele castanha, nua e macia, sempre húmida devido às secreções viscosas que produz.

As crias de Hipopótamo-pigmeu são amamentadas até aos oito meses e atingem a maturidade sexual aos quatro/cinco anos de idade. O período de gestação é de 184 a 204 dias, após os quais nasce uma cria, excecionalmente duas.

Quando se sentem ameaçados os Hipopótamos-pigmeus refugiam-se na água, abandonando o interior da floresta, onde habitam normalmente. São animais solitários e mais ativos durante a noite.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza é uma espécie vulnerável. A principal ameaça aos Hipopótamos-pigmeus é a destruição do seu habitat e a caça ilegal.

Visite o Jardim Zoológico e conheça esta nova cria de Hipopótamo-pigmeu, a Lana. Descubra as principais diferenças entre esta espécie e os Hipopótamos.

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 1

3990 visualizações