CHITAS

EO 2015 Vida Animal | Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa
  • slider

Venha visitar as Chitas no Trilho das Chitas e fique a conhecer melhor todas as particularidades que distinguem o animal terrestre mais rápido do mundo.

O Jardim Zoológico apresenta os mais recentes membros da família de felinos, cinco crias de Chita!

As Chitas são conhecidas por serem felinos esguios, com patas muito longas e uma cabeça pequena em relação ao resto do corpo. A sua pelagem amarela com um padrão regular de pintas negras não as deixa passar despercebidas!

Para além de serem o animal terrestre mais rápido mundo, conseguem atingir uma velocidade máxima de 100 a 120 Km/h. São também o único felino diurno e no seu habitat natural procuram vegetação densa para se abrigar e conseguem trepar facilmente as árvores.

Solitárias por natureza, só os machos vivem em pequenos grupos, normalmente constituídos por irmãos, para facilitar a caça e a procura de uma companheira. Embora as Chitas não tenham um período de acasalamento específico, este não é um processo fácil, pois exige que o habitat reúna todas a condições favoráveis.

Enquanto a maioria dos felinos caça por emboscada, esta espécie caça por perseguição da presa em corrida. As suas presas preferidas são Gazelas, Impalas, e crias de Zebras e Gnus, ou pequenos mamíferos como as Lebres e Aves. As Chitas conseguem passar longos períodos sem beber.

As Chitas são consideradas uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A caça ilegal para obter pele, a destruição do habitat e a perseguição dos criadores de gado são as principais ameaças à continuidade desta espécie.

Venha visitar as Chitas no Trilho das Chitas e fique a conhecer melhor todas as particularidades que distinguem o animal terreste mais rápido do mundo.


Texto desenvolvido por Jardim Zoológico de Lisboa

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

3470 visualizações