UMAD - UNIDADE MÓVEL DE APOIO AO DOMICÍLIO

EO 2017 Todo o PaísProjeto Social
  • slider

Esta é uma iniciativa da Fundação do Gil em parceria com o Hospital de Santa Maria que pretende dar apoio domiciliário a crianças com doença crónica.

As UMADUnidades Móveis de Apoio ao Domicílio visam dar apoio domiciliário a nível clínico e social, com o objectivo de promover a reinserção das crianças com alta clínica, nos seus ambientes familiares de origem.

A origem do projecto teve por base a constatação de que existem dezenas de crianças internadas nos hospitais, em situação de doença aguda ou crónica, porque existe o perigo real de não lhes serem prestados os cuidados básicos, que necessitam em sua casa, afectando a sua saúde e recuperação.

Desta lacuna na saúde hospitalar, a Fundação do Gil, numa primeira fase em parceria com o Hospital de Santa Maria deu inicio, em 2006, à Unidade de Apoio ao Domicílio, com uma carrinha totalmente equipada (ao nível de cuidados médicos, reanimação, alimentação aérea e tratamentos de base).

O projecto UMAD visa promover a integração da criança na família e no meio social sempre que possível, assim como vigiar o doente crónico em fase de estabilização clínica no domicílio e diminuir o número de internamentos.

Com este serviço de assistência pediátrica, garantimos o envio diário, a partir do Hospital, de uma carrinha equipada como um consultório médico de especialidade, com a equipa clínica mais adequada para dar resposta às necessidades das crianças nas respectivas casas.

Adaptar os cuidados de suporte técnico domiciliário à realidade de cada família e diminuir as deslocações aos hospitais, através da vigilância e aplicação de terapêuticas no domicílio são também objectivos. Este projecto pretende também melhorar a qualidade de vida das crianças e das famílias, de modo a promover um ambiente seguro e baixar os custos de internamento.

As equipas são compostas por médicos, enfermeiros e assistentes sociais do Hospital de Santa Maria, assim como por uma coordenadora de projecto e motorista da Fundação do Gil.

Para continuar o seu trabalho a Fundação do Gil conta com a ajuda de todos. Venha conhecer melhor este projecto!