POR NÓS E PELA TERRA

EO 2019 Partilhas por Catarina Furtado
  • slider

É fundamental reorientar o sistema alimentar, disponibilizando alimentos saudáveis a preços acessíveis e fomentando métodos de produção sustentáveis. As dietas atuais, além de ameaçarem a saúde, ameaçam o planeta.

Na Associação Corações Com Coroa, temos atendimento gratuito em diversas áreas. A nutrição é uma delas. Com a nossa nutricionista Filipa Cortez Faria e as nossas psicólogas Yasmin Gonçalves e Elsa Faria, tentamos dar o melhor apoio e temos tido bons resultados em casos de distúrbios alimentares ou excesso de peso.

Em janeiro lancei o blog e o programa “À Roda da Alimentação” (sábados, 12.45h, RTP), em que abraço mais uma causa que me preocupa – o impacto da alimentação na saúde. Portugal tem estatísticas impressionantes: 13% das pessoas sofrem de diabetes; 40% dos adultos têm hipertensão; 60% da população é obesa ou vive em risco de obesidade; 30% das crianças têm excesso de peso e 10% são obesas; 15% dos idosos estão em risco de desnutrição.

É fundamental reorientar o sistema alimentar, disponibilizando alimentos saudáveis a preços acessíveis e fomentando métodos de produção sustentáveis. As dietas atuais, além de ameaçarem a saúde, ameaçam a Terra. O planeta não será capaz de alimentar tantas pessoas sem que haja transformação dos hábitos alimentares, melhoria na produção e redução do desperdício.

O português típico consome o dobro do sal que devia, mas pouca fruta e legumes. Bolachas, salgados, pizzas, refrigerantes e bebidas alcoólicas representam quase um quarto do que consumimos, sendo que a maioria destas tentações nem sequer faz parte da Roda dos Alimentos. No fundo, todos temos uma perdição. A minha são os salgados. Sei bem como é difícil resistir-lhes. No meu caso, ajudou saber que, depois dos 40, queimar calorias custa o dobro. E o nascimento dos meus filhos foi fundamental para reforçar a importância do que como.

É essencial não esquecer de dar cor ao nosso prato (baseando as refeições nos legumes, na fruta e nos cereais), de consumir peixe e carne de forma moderada e de evitar o sal e açúcar. Saímos todos a ganhar. Com mais sabor, mais qualidade e mais saúde.

Aproveito para vos convidar a a visitar o CCC Café, cujas receitas revertem na íntegra para os projetos da Corações Com Coroa e para suportar os postos de trabalho das nossas colaboradoras. A nossa ementa, que tem o dedo experiente do Chef Kiko e o talento da nossa cozinheira Palmira, é muito diversificada e saudável. Estamos à sua espera no jardim da Biblioteca de Belém, de terça a sábado, das 10h às 19h, e uma vez por mês promovemos um CCC Café Convida, dedicado às temáticas dos Direitos Humanos. Um convite irresistível, não?

Catarina Furtado